As primeiras turmas de profissionais da Prefeitura interessados em se capacitar em micro-informática começaram o treinamento nesta semana. Os cursos foram montados em uma ação conjunta entre a IMA – Informática de Municípios Associados e o Departamento de Informatização da Prefeitura Municipal de Campinas - Deinfo.
Um levantamento realizado pelo Deinfo apontou uma demanda de cerca de 700 trabalhadores no serviço público municipal interessados em cursos de introdução à informática.
Para dar conta desta demanda, a IMA montou, em seu novo prédio, um laboratório com capacidade para atender uma turma de 20 alunos a cada vez. Em um primeiro momento, foram montadas duas turmas, totalizando 40 pessoas. A previsão é aumentar a capacidade de treinamento atingindo o maior número possível de interessados.
O curso está dividido em dois módulos. O primeiro módulo, que teve início nesta segunda-feira, tem duração de 16 horas e, além de uma introdução ao mundo da informática, dá noções básicas sobre o sistema Linux, com ênfase na operação de aplicativos do StarOffice. Um segundo módulo, destinado ao público que já tem contato com computadores, está fase de desenvolvimento.
O curso está afiando com os princípios da Lei 11.113, sancionada pela Prefeita Izalene Tiene no final de dezembro, que obriga o Poder Público em Campinas a usar preferencialmente software livre em seus equipamentos de informática.