Ima inova com eleição eletrônica para CIPA

29/11/2004

Uma novidade tornou a eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) na Informática de Municípios Associados S/A (IMA) mais ágil e atraente: a criação de um software que permite o voto e a apuração eletrônicas, nos moldes do que é feito pela Justiça Eleitoral. A eleição ocorreu nesta segunda-feira (29/11) e atraiu um número expressivo de votantes.

Até às 15 horas de ontem, cerca de 130 dos 180 funcionários da empresa já haviam votado. Em eleições anteriores, o número total de votantes girava em torno de 120. “O pessoal gostou e elogiou bastante o sistema de votação”, avaliou o membro da Comissão Eleitoral e mesário Ronaldo Maia de Barros Vítor. Ele relatou que não houve dificuldades, e que o sistema desenvolvido estava muito próximo ao da Justiça Eleitoral, inclusive com as fotos dos candidatos.

De fato, para desenvolver o novo software, o analista Daniel Paixão teve como ponto de partida o sistema adotado pela Justiça Eleitoral. “Procurei desenvolver o programa o mais próximo possível do que vemos em uma eleição organizada pelo Tribunal Superior Eleitoral, só que totalmente em software livre. Acredito que, com alguns aperfeiçoamentos, este sistema possa ser útil para o controle de eleições semelhantes em grandes empresas ou outras instituições”, aposta Paixão, que levou cerca de duas semanas para desenvolver o programa.

O sistema também facilita a apuração, realizando automaticamente a contagem dos votos.

Ao todo, se candidataram sete trabalhadores na disputa por duas vagas na CIPA da IMA, a de vice- presidente e a de membro suplente. Conforme a Norma Regulamentadora no 5 (NR-5), a direção da empresa indica os outros dois trabalhadores que compõem a Comissão: o presidente e outro suplente.

 

 

 

 

 

 

Ir para topo