Sistema feito pela IMA integra projeto do MEC

17/01/05

O Município de Campinas vai integrar um projeto piloto do Ministério da Educação para controle da freqüência escolar. A informação foi divulgada ontem pela Informática de Municípios Associados S/A (IMA), durante uma visita do Secretário de Educação, Hermano Tavares, à instituição.

O objetivo do projeto que, inicialmente, envolve outros 12 municípios do País, como São Paulo, Recife, Porto Alegre e Cuiabá, é utilizar a tecnologia da Informação para controlar a freqüência dos alunos em todas as escolas públicas do País. A freqüência dos filhos à escola é um critério para concessão de benefícios em diversos programas sociais, como o Bolsa Família e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Com a implantação do projeto, cada estudante dos municípios participantes receberá um Número de Identificação Social (NIS) que será único em todo o país e servirá como identificação do beneficiário no cadastro único de assistência social.
A inclusão de Campinas no programa de controle de freqüência foi feita em função de um sistema desenvolvido pela IMA, baseado em software livre, especialmente para a Secretaria Municipal de Educação.

O sistema, chamado Integre, foi apresentado no Congresso de Informática Pública (Conip) em 2004, e chamou a atenção dos técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC encarregado de realizar, entre outras ações, o censo escolar e o controle de freqüên-cia dos estudantes.

Durante sua visita à IMA, o novo secretário de Educação pôde conhecer as funcionalidades do Inte-gre e solucionar dúvidas sobre o funcionamento do programa. “Foi uma bela apresentação, que nos permite pensar em voar mais alto”, avaliou Tavares, referindo-se ao fato de que o uso intensivo de tecnologia da informação pode contribuir para uma gestão mais eficiente dos recursos públicos, me-lhorando o atendimento à população.

Integre

Em sua primeira etapa o Integre criou um cadastro único que contem os dados de todos os alunos da rede municipal de educação Infantil, do ensino fundamental e da Fumec, fundação que se dedica à alfabetização de Jovens e Adultos.

Com esse banco de dados único, está sendo possível agilizar o trabalho administrativo e docente das escolas. Nele, a cada ano, serão acrescentadas todas as informações relativas ao aproveitamento escolar dos alunos, como as notas e a freqüência, com a possibilidade de emissão de relatórios au-tomaticamente.

Essas informações permitem aos gestores da Educação acompanhar toda a vida escolar do aluno da Rede Municipal, desde o ingresso na Educação Infantil até a 8a Série. Além disso, os professores poderão ter um relatório com todos os dados dos alunos ao longo do ano letivo para subsidiar um Conselho de Classe.

De acordo com Carmen Fournier, analista de sistema da IMA responsável pelo desenvolvimento do Integre, o software trás benefícios não só para os gestores e profissionais da Educação, mas também para a população.
“O Integre possibilita a otimização do trabalho administrativo e a uniformização de procedimentos, que antes variava de escola para escola. Ele também permite maior rapidez e confiabilidade na ob-tenção de dados e, por fim, maior agilidade no atendimento à população, que não precisa esperar para a obtenção de uma série de documentos”, explicou Carmen.
De acordo com ela, o fato de ser desenvolvido totalmente em software livre e poder ser acessado por um navegador da internet torna o Integre uma ferramenta flexível, com um custo de implantação rela-tivamente baixo.

 

 

 

 

 

 

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