Entrevista: Secretário de Angra fala sobre parceria com a IMA

12/10/2007

A implantação da solução de GED em Angra dos Reis é o primeiro passo para uma ampla reformulação tecnológica do município fluminense. A IMA entrevistou o principal responsável por levar o GED à Angra, o secretario de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, que concedeu a seguinte entrevista:

Imagem: Como você avalia a importância da Tecnologia da Informação para a Administração Pública?

Bento Costa: A minha formação é na área de Informática. Não vejo, hoje, como fazer uma administração sem investir em tecnologia. O conceito básico é racionalizar os processos da máquina administrativa e buscar caminhos inovadores.

Como você avalia a implantação do GED em Angra dos Reis?

O projeto piloto no Departamento de Cadastro Imobiliário da Secretaria de Fazenda foi a ponta do iceberg de um grande trabalho de implantação de um birô de digitalização para atender todas as demandas da Prefeitura. A utilização de software livre para armazenamento e visualização das imagens e dados viabilizou o projeto, trazendo ganhos significativos.

Quais os principais benefícios que a solução trouxe para o município?

Trinta mil imagens já foram digitalizadas até agora de um total de 40 mil fichas do Cadastro Imobiliário. Além de garantir agilidade, a digitalização diminuirá os custos direto e indireto (espaço e arquivos), como também permitirá fazer cópias imediatas de documentos, sem retirá-las do arquivo. A digitalização também oferece outras vantagens, como a preservação do acervo, garantindo a integridade do arquivo durante muitos anos, sem perda de qualidade das imagens, e ainda a segurança de informações por permitir limitar acesso a documentos confidenciais.

Quais os pontos positivos que você destacaria da relação com a IMA?

A parceria da IMA com a administração pública auxilia na busca de melhores resultados de gestão. Os procedimentos implantados aperfeiçoam os serviços públicos prestados ao cidadão, eles oferecem soluções para conforto, agilidade e segurança.


 

 

 

 

 

 

Ir para topo