12/02/2008
Entre diversas missões importantes conferidas à IMA para o ano de 2008 está a coordenação na implantação do Siga-Saúde (Sistema de Informação para a Gestão do Atendimento em Saúde).
Este sistema foi desenvolvido originalmente para a Prefeitura de São Paulo que, através de um convênio com a Prefeitura de Campinas, está possibilitando a sua instalação no nosso município.
Com ele, uma série de procedimentos exigidos pelo Ministério da Saúde para o repasse de recursos federais aos municípios serão automatizados.
Ao mesmo tempo em que agilizará o recebimento destes recursos, o Siga-Saúde provocará uma verdadeira revolução tecnológica nos procedimentos que hoje são adotados pelos profissionais da área, tendo impacto direto na melhoria do atendimento à população.
Ele emitirá o cartão de identificação do paciente usado no sistema nacional de saúde, Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio desta identificação será possível recuperar todas as informações referentes aos tratamentos que o paciente portador do cartão já tenha recebido, quando e onde foi tratado, quais medicamentos está tomando, qual o diagnóstico e o encaminhamento dado e outras informações sobre seu histórico de saúde.
Além de gerar este histórico para cada paciente, o sistema permitirá controlar o fluxo e a organização dos serviços e encaminhá-lo para exames, especialistas ou para o Pronto-Socorro ou Hospital mais próximos, por exemplo.
Por ser um sistema totalmente integrado, acessado via Web, cada unidade de atendimento está identificada e conectada ao resto da rede de saúde. É através da internet que os procedimentos serão realizados.
Como os dados dos pacientes e das agendas ficarão centralizados nos servidores da IMA, o sistema traz mais segurança, pois não há risco de perda das informações em conseqüência de roubo ou quebra do equipamento, casos que, infelizmente, não são raros numa rede tão grande como a de Campinas.