IMA institucionaliza preocupação ambiental

03/03/2008

A IMA está oficializando a sua ação institucional em favor do meio ambiente. A partir deste mês, ela volta a incentivar e fortalecer o Imambiental, programa lançado em 2004 com o objetivo de promover a consciência entre os funcionários para utilização dos recursos de forma racional e sustentável, visando a qualidade de vida e a preservação ambiental.
Até então, o programa manteve apenas a coleta seletiva em atividade e não avançou nas outras metas a que se propunha, o que está sendo revertido agora. “Estamos tornando a preocupação ambiental uma política permanente da empresa. A diretoria da IMA aposta nesta estratégia, que consideramos vital para um posicionamento socialmente responsável”, afirmou o presidente da IMA, Bruno Viana, na cerimônia de abertura da palestra sobre Gestão de Resíduos Sólidos, proferida por José Custódio Ribeiro, que marcou o início desta nova fase do Programa.
Desta forma, tendo como base a filosofia dos “3 Rs” (Redução, Reutilização e Reciclagem), o Imambiental passa a se tornar uma política institucional da empresa, regulamentada pela Resolução de Diretoria (RD) 037/2008. Além de melhorar o processo de Coleta Seletiva, ele pretende desenvolver ações que levem à redução no uso e à reutilização de insumos.
O programa conta com o apoio de um grupo voluntário de gestão, que tem a missão de  coordenar a sua implantação, divulgar as ações desenvolvidas e avaliar os resultados, além de propor mudanças e correções em todo o processo. Fazem parte do grupo de gestão: Judith Nardez, Josias Favacho, Alex Moraes, Mauro Machado, Alice Gomes, Rosane Barreto, Paula Rodrigues e Rodolfo Di Santi.
“Conclamamos a todos que se preocupam com estas questões que se envolvam com o Programa, inclusive debatendo-as com os familiares e amigos próximos”, defendeu o presidente da IMA, ressaltando que o grupo está aberto a sugestões e que há espaço para participação de todos.
Essa também é a preocupação da coordenadora do grupo, Judith Nardez. “O Imambiental só vai ter sucesso se contar com o envolvimento de todos. Pretendemos que ele inicie um amplo debate na IMA sobre a necessidade de desenvolvermos ações que busquem a utilização adequada dos recursos, contribuindo para a preservação da natureza. Este debate deve levar à reflexão e à modificação de comportamentos”, explica.

 

 

 

 

 

 

Ir para topo