Tecnologia contribui para preservação ambiental

29/05/2008

A Tecnologia da Informação pode contribuir das maneiras mais inesperadas para a preservação ambiental e a sustentabilidade e é isso que a Informática de Municípios Associados S/A pretende mostrar à população durante o Fórum Social para o Desenvolvimento Sustentável, que integra o Projeto Sustentar e acontece, até o dia 31 de maio, no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes.

A IMA está participando do evento com o Prefeitura Móvel, um micro-ônibus, com conexão banda larga à internet, que, até o fim do evento, ficará estacionado, das 10 às 20 horas, na parte externa do Centro de Convivência. Ele leva diversos serviços e informações da Prefeitura de Campinas a diferentes regiões da cidade, proporcionando economia e comodidade à população.

Em uma visita ao Prefeitura Móvel, o cidadão poderá conhecer, entre outras coisas, como funciona o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), que permite diminuir - e, em alguns casos, eliminar - o trâmite de papel nas mais diversas áreas da Administração Pública.

Essa solução desenvolvida pela IMA, que já recebeu por duas vezes o prêmio mais importante da área no Brasil, faz com que documentos que existem somente em papel, como cadastros imobiliários, formulários, desenhos técnicos ou mapas, por exemplo, sejam digitalizados e acessados remotamente, através da Internet.

Desta forma, a consulta a estes documentos passa a ser descentralizada e agilizada. A população passa a ter acesso a eles nos postos de atendimento da Prefeitura. Antes, era necessário muito tempo para localizá-los; hoje, eles são visualizados instantaneamente, no computador.

Para além dos benefícios imediatos para a população, o impacto ambiental de uma tecnologia como esta é fantástico. No futuro, através dela, muitos documentos não necessitarão mais ser emitidos em papel, o que, se aplicado em escala global, vai contribuir para uma grande redução no desmatamento para a obtenção de celulose e fabricação de papel.

Pesagem de resíduos

Outro software feito pela IMA que, indiretamente, contribui para um melhor manejo ambiental é o Sistema de Pesagem de  Resíduos (SPR), que controla os veículos coletores que entram e saem da balança eletrônica do Aterro Sanitário de Campinas.

Esse sistema, calcula a quantidade de resíduos por categoria, como lixo orgânico, hospitalar, industrial, seletivo, restos de feiras ou podas de árvore, por exemplo.
Este controle é importante porque, à coleta de cada tipo de lixo, corresponde um valor contratual entre a Prefeitura e a concessionária responsável pelo serviço.

Controlar adequadamente o que foi coletado de cada tipo de lixo é garantia de que o pagamento pelo serviço está sendo feito corretamente. Além disso, o SPR monitora a geração do substrato (adubo) gerado a partir do lixo recolhido que é utilizado pelo Departamento de Parques e Jardins nas praças e áreas verdes de Campinas.

Adoção de Praças

Recentemente, a IMA finalizou um sistema que auxilia no gerenciamento do programa de adoção de praças desenvolvido pela Prefeitura de Campinas. Batizado de Rastreabilidade de Áreas Públicas (RAP), o sistema foi entregue ao Departamento de Parques e Jardins neste mês de maio.

Com ele, é possível catalogar diversos equipamentos públicos do Município, inclusive as  áreas verdes, como bosques, praças, canteiros centrais e parques, entre outros.
As informações armazenadas no banco de dados são disponibilizadas para instituições e empresas que queiram adotar uma praça na cidade.

Além disso, o RAP registra todas as informações obtidas pela fiscalização, montando um panorama sobre a maneira como uma área adotada está sendo cuidada.
Ele também alerta quando um contrato de adoção está próximo ao vencimento, possibilitando que os responsáveis pelo programa possam se antecipar, buscando a sua renovação ou um novo interessado em adotar a área.

Imambiental

A participação da IMA no sustentar foi organizada por uma equipe de voluntários que participam do Imambiental, um programa desenvolvido pela empresa que busca promover a conscientização contínua entre os empregados acerca dos problemas ambientais do nosso planeta, criando ações simples que possibilitem a harmonia no convívio com o meio ambiente.

O Imambiental tem como base a filosofia dos “3 Rs” e desenvolve ações que visam reduzir o consumo, reutilizar os materiais quando possível e coletar o lixo seletivamente, possibilitando a reciclagem. Além disso, o programa contribui para a geração de trabalho e renda junto a diversas cooperativas de Campinas, que recebem o material reciclável que é descartado pela empresa.

 

 

 

 

 

 

Ir para topo