25/08/2008
A Informática de Municípios Associados S/A (IMA) está entre os 24 finalistas que disputam o VII Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (Prêmio e-Gov), conferido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
A empresa concorre à premiação com o Prefeitura Móvel, tecnologia que permite conectar, via satélite, unidades móveis à Internet, contribuindo para a descentralização do atendimento.
Em Campinas, o serviço é composto por uma van e um micro-ônibus que, juntos, oferecem sete posições de atendimento, somadas a mais três de auto-atendimento, com acesso livre à Internet e a mais de 2 mil serviços nas esferas municipal, estadual e federal. Elas fazem, em média, 500 atendimentos diários, sendo que, a cada dia da semana, estão em uma região diferente do Município.
A revelação dos vencedores e a entrega do prêmio acontece nesta quarta-feira, 27 de agosto, durante a solenidade de abertura do Secop 2008 (Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública), que acontece em Palmas, Tocantins.
A ABEP tem por missão promover o uso das tecnologias da informação e comunicação na administração pública, visando o aperfeiçoamento da gestão governamental, da prestação de serviços e da cidadania. Em 2002, ela criou o Prêmio e-Gov que tem o objetivo de reconhecer e incentivar o desenvolvimento de projetos e soluções voltadas para o governo eletrônico nas administrações públicas federais, estaduais e municipais.
O Prefeitura Móvel é um projeto inédito e inovador, que se enquadra perfeitamente nos critérios estabelecidos para a premiação. Ele cumpre um importante papel social ao aproximar os cidadãos da Administração Municipal, possibilitando o acesso a serviços e informações de maneira rápida, confortável e gratuita.
No auto-atendimento, por exemplo, é possível acessar a Internet para realização de pesquisas escolares, comunicação via e-mail ou navegação geral na WEB, com disponibilidade de impressão gratuita do conteúdo, o que transforma a unidade também em um centro de inclusão digital.
A descentralização também reduz o custo social do atendimento, fazendo com que, ao longo de um período, milhares de pessoas economizem recursos antes despendidos com passagens, tempo de deslocamento e de espera. Isto, por outro lado, evita a concentração de pessoas nos órgãos centrais de atendimento, diminuindo ou eliminando a necessidade de filas e contribuindo para agilizar o atendimento também no Paço Municipal.