Soluções globalizadas

Por Bruno Vianna 

Já na época de sua criação, a IMA nascia com o espírito de atender a diversos Municípios, uma idéia que está, inclusive, presente em seu nome. Foi uma decisão sensata de seus criadores, pois o compartilhamento de soluções traz benefícios para todos.

Hoje, além da Prefeitura de Campinas, a empresa atende outros 15 municípios brasileiros. Embora esta participação no mercado nacional ainda esteja se consolidando, a maturidade que a empresa adquiriu nos últimos anos permite a ousadia de vôos maiores, lançando-se, inclusive, à conquista de mercados fora do País.

Para viabilizar este sonho, a IMA tem perseguido a qualidade insistentemente. Criamos as áreas de Produto, de Qualidade e de Gestão de Projetos, investindo na capacitação do corpo técnico e na formalização dos processos internos. Com isso, ela tornou-se a única empresa pública, municipal ou estadual, a conquistar o nível F da MPS-Br, um atestado de que adota as melhores práticas internacionais no desenvolvimento de seus sistemas. Apenas 64 empresas no Brasil, públicas ou privadas, conseguiram atingir nível equivalente.

A primeira experiência fora do País foi muito animadora. Após  apresentarmos nossas soluções em um evento na África do Sul, nada menos que 11 empresas sul-africanas se candidataram a ser representantes comerciais da IMA em seu País. A perspectiva de um relacionamento comercial intenso com a África do Sul se fortaleceu ainda mais após recebermos uma missão da Gauteng Shared Service Centre, empresa pública que provê infra-estrutura, inclusive em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), ao governo da província de Gauteng.
Como o Brasil, muitos países em desenvolvimento só recentemente iniciaram a implantação de soluções e-Gov para melhorar a Admi-nistração Pública e isto abre uma janela de novas oportunidades em um mercado cada vez mais globalizado.

Bruno Vianna é engenheiro e presidente da IMA  

 

 

 

 

 

 

Ir para topo