20/10/2008
A Prefeitura de Campinas está dando um passo decisivo para melhorar a gestão da sua rede de saúde e a IMA é responsável por fornecer o suporte tecnológico nesse processo. O evento que marca uma mudança de paradigma nesta área foi o início de operação da primeira fase do Sistema de Informação para Gestão do Atendimento em Saúde (Siga Saúde), que ocorreu na primeira quinzena de setembro, com a implantação do novo sistema em nove centros de saúde do Município (até novembro, serão 69 unidades utilizando o sistema).
O Siga Saúde é um sistema livre, desenvolvido por um conjunto de empresas para a Prefeitura de São Paulo. Esta, por sua vez, disponibiliza a sua utilização para outros municípios, mediante convênio.
A IMA é a responsável pela implantação do software, atendendo as especificidades da Rede de Saúde de Campinas. A sua implantação ocorrerá de forma gradual, em três etapas, com conclusão final prevista para o primeiro semestre de 2009.
Nesta primeira fase, estão sendo implementados dois módulos que, em futuro próximo, terão grande impacto na melhoria do atendimento na área da saúde. O primeiro é o módulo que permite a cada Centro de Saúde emitir o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Hoje, para que tenha acesso ao cartão, há necessidade de que as informações de um usuário sejam enviadas ao Ministério da Saúde, que confecciona o documento em lotes, em um processo que pode demorar meses. Com o Siga Saúde, cada Centro de Saúde terá condições de imprimir, na hora, o cartão SUS, gerando um código de barras que estará ligado a todas a informações sobre o paciente cadastradas no sistema. Desta forma, ao portar o cartão, o preenchimento de guias, fichas e o fornecimento de medicamentos será agilizado para o paciente, bem como o acesso ao seu prontuário médico.
O outro módulo já implantado cria uma agenda virtual, compartilhada através da Internet, para todas as Unidades Descentralizadas de Saúde, o que também contribuirá para otimizar a utilização da estrutura existente e melhorar o atendimento. O sistema emitirá, por exemplo, um comprovante para o paciente que incluirá automaticamente todas as informações e orientações médicas inerentes à consulta agendada.
Ainda nesta primeira fase, o Siga Saúde também permitirá que as próprias unidades atualizem, de forma descentralizada, o Cadastro Municipal do Estabelecimento de Saúde (CMES), um cadastro cuja manutenção é exigida pelo Ministério da Saúde e que é utilizado para o repasse de verbas pelo Governo Federal. Como o CMES estará vinculado à agenda, o novo sistema contribuirá para a diminuição de erros e inconsistências nas informações que são periodicamente enviadas ao Ministério da Saúde.
Nas segunda e terceira etapas, estão previstos a inclusão de módulos para registros de consultas e exames de alta complexidade; para registro do atendimento ao paciente; e para controle da ocupação de leitos do SUS no Município, entre outros.
Ao final de todo o processo de implantação e de adaptação dos servidores da área à utilização do Siga Saúde, Campinas dará um salto gigantesco para melhorar a gestão e o atendimento nesta área, criando condições tecnológicas para criar novas facilidades e melhorias para a população.