Por Bruno Vianna
Um livro intitulado O Segredo tornou-se um grande sucesso editorial recente. Uma das principais idéias do livro é a de que todas as pessoas podem alcançar tudo aquilo que desejarem com força e determinação. Esta tese, embora polêmica, encontra muitas similaridades com a história recente da IMA.
Em 2006, a empresa realizou o seu primeiro processo de Gestão Estratégica, que, depois, teve continuidade com a implantação do Balanced Scorecard (BSC). Uma grande quantidade de profissionais, de diversas camadas hierárquicas, se reuniu para decidir o que a empresa, enquanto ente corporativo, desejava para seu futuro.
De intensos debates, emergiu um consenso: a visão da IMA, o que ela deveria ser no futuro, estabelecia que a empresa deveria se tornar referência nacional entre as empresas municipais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Desde então, passou a ser este o norte que guiaria as ações da IMA. Medidas foram tomadas ou intensificadas no sentido de atingir esta meta maior que, participativamente, a empresa se colocava.
Nem bem passaram-se dois anos, e muitos sinais já evidenciam que a IMA está se tornando cada vez mais aquilo que ela deseja ser.
O ano de 2008 pode ser considerado um marco nesta trajetória. A empresa ganhou os dois principais prêmios nacionais na área de Tecnologia para o Setor Público, o Premio e-Gov e o Prêmio TI&Governo. Esses prêmios colocaram a IMA lado a lado com empresas que têm um porte e uma área de atuação mais abrangente do que ela.
A empresa também foi incluída em um rol seleto de entidades desenvolvedoras de TIC para receberem visitas de diplomatas brasileiros, em um curso organizado pelo Ministério das Relações Exteriores. O objetivo do curso era capacitar os membros do corpo diplomático brasileiro a identificar oportunidades de cooperação e negócios em outros países nesta área.
Também ao longo deste ano, a IMA fez contatos com a África do Sul, Cuba e Venezuela, firmando inclusive parceria com outras empresas para conquistar mercado no exterior. No país africano, assinou contrato comercial estabelecendo parceira com empresa local.
Outro indício de que a marca IMA já está fortalecida para além das fronteiras paulistas, é o fato de que mensalmente, dezenas de e-mails chegam de prefeituras e instituições públicas das mais diversas regiões do País em busca de informações sobre as soluções desenvolvidas pela IMA.
Hoje, a empresa atende além da Prefeitura de Campinas, outros 15 Municípios. Sem dúvida, estes sinais evidenciam que a IMA cresceu e que está se tornando uma referência nacional entres suas congêneres. E isto, fazemos questão de que não seja segredo para ninguém.
Bruno Vianna é engenheiro e presidente da Informática de Municípios Associados S/