Centro otimiza gerência de redes

23/12/2008

Uma rede de transmissão de dados monitorada 24 horas por dia, sete dias na semana, facilitando a prevenção de panes que possam atrapalhar a conectividade entre os diversos órgãos da Prefeitura Municipal de Campinas. Esta é a missão do NOC (Network Operation Center, ou Centro de Gerência de Redes), recém implantado pela IMA.

Com o NOC, além dos servidores (computadores de alta performance) e da rede interna, os cerca de 400 pontos de rede descentralizados, que conectam postos de saúde, escolas e outras unidades da Prefeitura, passaram a ser “vigiados” por uma equipe de profissionais com condições de atuar preventivamente ou responder de forma imediata na resolução de problemas que eventualmente causem ruptura na comunicação.

Todas as informações sobre o desempenho da rede são registradas em seis monitores de tela grande e, a partir do alarme sobre alguma anormalidade, a equipe pode agir para evitar ou corrigir uma pane.

Conseguindo detectar os pontos problemáticos na rede, temos condição de, em tempo real, corrigir ou até mesmo evitar problemas no tráfego de informações entre a PMC, os pontos descentralizados e o data center da IMA”, explica Conrado Rebessi, supervisor de Redes e Telecomunicações da IMA.

Na prática, o NOC permite, por exemplo, saber quase que instantaneamente se a conexão de um Centro de Saúde ou de uma escola parou de funcionar, possibilitando que os técnicos atuem, em conjunto com a prestadora do serviço, na resolução do problema de forma muito rápida. Por isso, os técnicos do Help Desk, que fazem o primeiro atendimento pelo telefone, foram integrados à equipe do NOC, pois as informações disponibilizadas pelo Centro permite saber se o problema está na estação de trabalho ou na conectividade.

Rebessi destaca que outros benefícios estão sendo obtidos através do NOC, como o melhor planejamento sobre as necessidades de ampliação dos ativos de rede.

A partir de agora, podemos analisar tendências de desempenho e crescimento, o que facilita o planejamento das ações prioritárias e a detecção das áreas que merecem maior atenção”, diz, referindo-se ao fato de ter maiores informações sobre quais partes que compõem a rede precisam de investimentos, pois estariam operando perto do limite.

 

 

 

 

 

 

Ir para topo