18/02/2009
A IMA deu mais um passo em direção à conquista de clientes no mercado internacional ao assinar, na semana passada, documentos visando o fornecimento de tecnologia para três empresas cubanas e iniciar processo para participação em uma licitação com o mesmo objetivo junto ao governo da África do Sul.
Os documentos foram assinados com as empresas Desoft, SIS-Copextel e Softel. Um quarto documento está em processo de assinatura com a Albet, uma empresa ligada à Universidad de las Ciencias Informáticas.
As soluções da IMA que estão prestes a serem comercializadas são principalmente para as áreas de Educação, Saúde e gestão documental, tais como:
- Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). Esta tecnologia permite digitalizar e indexar documentos e imagens impressas em papel para que possam ser localizadas e visualizadas pela Internet ou Intranet.
- Integre, para a gestão da rede escolar. Este sistema controla eletronicamente faltas, notas e a emissão de documentos dos alunos de uma rede escolar, assim como a alocação de professores e a efetivação de matrículas, com informações georreferenciadas.
- Gales, sistema de gestão da Alimentação Escolar, que administra, através da internet, a confecção de cardápios e a distribuição de gêneros para a merenda.
- DIM, que permite controlar automaticamente a distribuição de medicamentos nos postos de saúde.
Os contatos com representantes do governo cubano tiveram início durante uma rodada de negócios acontecida no Rio de Janeiro, em outubro do ano passado. O entusiasmo com as soluções apresentadas pela IMA estimulou a empresa a participar da XIII Convenção e Feira Internacional de Informática, que aconteceu em Havana, Cuba, entre os dias 09 e 13 de fevereiro de 2009.
Com o tema Novas Tecnologias: Desenvolvimento e Soberania, o evento teve o objetivo de propiciar o intercâmbio de experiências sobre o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) em benefício da sociedade, além de apresentar sistemas, soluções e equipamentos que possam contribuir para acelerar o desenvolvimento dos países na América Latina.
MPS-Br
Foi justamente por possuir soluções tecnológicas especialmente desenvolvidas para a área de governo eletrônico e atendimento ao cidadão e ser a uma das poucas empresas brasileiras certificadas nas melhores práticas internacionais de desenvolvimento de software, com a MPS-Br nível F, que a IMA foi convidada a participar do evento.
O presidente da IMA, Bruno Vianna, integrou uma mesa redonda com o tema Visão e Experiência Latinoamericana para a Sociedade do Conhecimento: Estratégias Empresariais. Em sua palestra, Vianna destacou o sucesso da IMA no desenvolvimento de soluções baseadas no conceito open source (com os códigos fontes abertos), que garantem autonomia, flexibilidade, economia e segurança aos usuários.
Para ele, a participação da IMA no evento superou as expectativas, abrindo importantes oportunidades de negócios não só com Cuba, mas também com outros países da América do Sul que estiveram presentes no evento, como Venezuela e Argentina.
“Diversas autoridades cubanas e de outros países visitaram nosso estande e a receptividade foi excelente. Educação e Saúde são prioridades dos cubanos, que têm muito desenvolvimento na parte de conteúdo, mas muito pouco na parte de gestão e é aí que nossas soluções despertam interesse”, avaliou.
A participação da missão brasileira foi organizada pela Riosoft, agente Softex do Rio de Janeiro, com a missão de promover o software brasileiro. O patrocínio foi da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
Africa do Sul
A IMA, juntamente com sua parceira na África do Sul, a Universal Communications Services Ltda (Ucoms), está se preparando para participar de uma nova licitação a fim de fornecer solução de gestão na área de saúde ao governo.