23/03/2009
O Prefeito Hélio de Oliveira Santos, juntamente com Bruno Vianna, presidente da Informática de Municípios Associados S/A (IMA), inauguraram nesta segunda-feira, 23 de março, o NOC (Network Operation Center, ou Centro de Gerência de Redes) e o novo Datacenter de Contingência da empresa. As duas novidades trazem melhorias nos serviços de tráfego de informações da Prefeitura, com maior disponibilidade e segurança do sistema.
O NOC se constitui em um espaço físico onde uma equipe de profissionais tem a missão de “vigiar” a operação dos servidores (computadores de alta performance), da rede interna e da conexão com a Internet dos cerca de 400 pontos descentralizados, que abrangem unidades de saúde e escolas. Este trabalho facilita a prevenção e correção de panes que possam atrapalhar a conectividade entre os diversos órgãos da Prefeitura Municipal de Campinas e os computadores da IMA.
O datacenter da IMA é o local por onde trafegam todos os dados e informações da Prefeitura Municipal de Campinas. Nele, estão hospedados computadores de alta performance, que permitem aos trabalhadores do serviço municipal acessarem a Internet e os sistemas informatizados que utilizam em sua atividade cotidiana.
Desde 2007, a IMA já investiu cerca de R$ 1,1 milhão na modernização, em segurança e no aumento de capacidade de processamento do seu datacenter. Foi este investimento que permitiu, agora, a implantação dos dois novos serviços.
Todas as informações sobre o desempenho da rede são, agora, registradas em seis monitores de tela grande e, a partir do alarme sobre alguma anormalidade, a equipe pode agir prontamente para evitar ou corrigir uma pane, respondendo de forma imediata na resolução de problemas que eventualmente causem ruptura na comunicação.
Já o Datacenter de Contingência é composto por computadores de alta performance instalados no Paço Municipal e conectados, através de cabos de fibra ótica, ao datacenter principal da IMA, situado na sede da empresa. A partir de sua entrada em operação, os sistemas críticos da Prefeitura de Campinas passam a operar paralelamente em duas máquinas. Se houver anormalidades em uma delas, a outra assume automaticamente a operação, sem interrupções no serviço.
O evento marcou também a transição no comando da IMA. Na presença do prefeito, diversos secretários municipais e membros do Legislativo campineiro, Bruno Vianna fez um discurso emocionado, onde destacou as diversas conquistas da sua gestão à frente da empresa.
“Estamos entregando uma empresa bem diferente da que recebemos”, afirmou Vianna, ao lembrar que, no início de seu primeiro mandato, em 2005, Dr. Hélio havia pensado na possibilidade de fechamento da IMA, em virtude de diversos problemas de administração. “Formulamos um novo modelo de gestão, que após aprovado pelo prefeito, norteou as ações que retiraram a empresa de uma situação de insolvência e falta de profissionalismo e a levaram para um outro patamar, de maior maturidade empresarial”, destacou.
Entre inúmeras ações desenvolvidas em sua gestão, Vianna deu ênfase ao saneamento financeiro da empresa, que saiu de uma situação de prejuízos seguidos para apresentar lucro nos últimos quatro anos, com previsão de zerar todo o seu passivo financeiro a partir deste ano. Ele ainda citou realizações que evidenciam a qualidade que a empresa alcançou na prestação de serviços, como a conquista da MPS-BR, um atestado que a empresa adota as melhores práticas internacionais no desenvolvimento de software, e os prêmios recebidos pela IMA nos últimos anos.
O prefeito, por sua vez, reconheceu o trabalho desenvolvido à frente da empresa e fez um convite para que Vianna continue na Administração Municipal, auxiliando-o na gestão de um projeto que vise transformar Campinas em uma “cidade digital”. “Quando convidei o Bruno para presidir a IMA disse-lhe que seria um grande desafio acertar a situação da empresa. Hoje, posso dizer que ele superou as expectativas iniciais. Agora, estamos em um novo patamar e preciso dele mais próximo do gabinete”, disse.
Dr. Hélio mostrou-se satisfeito com os avanços atingidos pela empresa, mas ressaltou que a IMA ainda tem muito para crescer, tanto no fornecimento de novas soluções para Campinas, como no compartilhamento destas soluções com outros municípios do país. “A tecnologia tem que estar a serviço do cidadão dotando as ações do governo de mais eficiência e eficácia e isso é o que eu espero da IMA”.
Entre os novos projetos que o prefeito já delegou para empresa está a estruturação de um serviço que possibilite que o agendamento de consultas na Rede Pública de Saúde seja feito por telefone e o aprofundamento de ações em geoprocessamento.
Durante sua visita, o Prefeito também conheceu o novo show room da IMA, onde estarão expostas as principais soluções desenvolvidas pela empresa, e a nova sala do Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), onde documentos em papel são digitalizados e indexados, de forma que possam ser acessados no computador através da Internet ou Intranet.