02/04/2009
Técnicos do governo de Minas Gerais e da Prodemge, a Companhia de Tecnologia da Informação daquele Estado, visitaram a Informática de Municípios Associados S/A (IMA) nesta quinta-feira, 02 de abril, com o objetivo de conhecer como está sendo a implantação do Siga-Saúde no município de Campinas.
Os técnicos se mostraram interessados no know-how desenvolvido pela empresa como responsável pela implantação do software, atendendo às especificidades da Rede de Saúde de Campinas.
O Siga Saúde é um sistema livre, desenvolvido para a Prefeitura de São Paulo e disponibilizado para implantação em outros municípios. Já foram implantados em Campinas quatro módulos que estão produzindo um grande impacto na melhoria do atendimento na área da Saúde.
O primeiro é o módulo que permitiu que cada Centro de Saúde possa emitir o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Os outros permitem a automatização no agendamento de consultas, na atualização do cadastro de estabelecimentos de saúde e no processo de autorização de procedimentos de alta complexidade.
Os técnicos mineiros estão avaliando a viabilidade de utilizar o Siga-Saúde como um cadastro único para os usuários do SUS no Estado de Minas Gerais. “Conhecer a experiência de vocês em Campinas vai nos auxiliar muito em nosso planejamento“, afirmou Rodrigo Mendonça Queiroga, técnico da secretaria de Saúde do Governo de Minas Gerais. Marcos Vieira e Wagner Gonçalves, da Prodemge, também se mostraram animados com a maneira como o sistema está funcionando em Campinas.
Eles estavam acompanhados de Moacyr Perche, gerente do projeto de implantação do Siga-Saúde em Campinas, e Luiz Eduardo Bierwagen, ambos da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.
O presidente da IMA, Pedro Ziller, afirmou aos visitantes que a empresa está apta o para fornecer todas as informações necessárias e subsidiar o governo na implantação do sistema naquele Estado.