28/09/2009
A apresentação de proposta para pré-qualificação de empresas capazes de prestar serviços de comunicação de dados IP Ponto a Ponto (Rede Wan) à Informática de Municípios Associados S/A (IMA) acontece no próximo dia 30 de setembro, 9 horas, no auditório da empresa.
Esta é a etapa final de um processo que teve início em junho, com a realização de uma audiência pública, na qual representantes de 12 fornecedoras de serviços e equipamentos na área de telecomunicações puderam conhecer mais profundamente as necessidades da Prefeitura Municipal de Campinas (PMC) neste campo e, a partir daí, apresentar sugestões, seus equipamentos e suas tecnologias.
Estas sugestões foram incorporadas em documento, que ficou disponível no site da empresa para consulta pública e, após nova rodada de contribuições dos fornecedores, embasou a elaboração de um edital de licitação.
Na fase atual, as empresas apresentarão a documentação exigida no edital, que foi publicado em 27 de agosto, nas edições dos Diários Oficiais do Município de Campinas e do Estado de São Paulo, além do jornal Folha de S. Paulo.
Após a análise da documentação pela IMA, as empresas que se enquadrarem nas disposições do edital estarão pré-qualificadas como fornecedoras de serviços nesta área. Quando houver uma demanda da PMC para ampliação ou reestruturação de serviços de comunicação de dados, a IMA fará uma consulta de preços entre as pré-qualificadas e vencerá a que fizer a melhor proposta.
“É um processo mais demorado no inicio, pois é necessário respeitar uma série de prazos legais, além de realização das audiências e consultas públicas. Depois da pré-qualificação, no entanto, a contratação de empresas, mediante determinadas necessidades e projetos, se torna bem mais ágil”, avalia Rogério Sigrist, gerente de Infraestrutura em Tecnologia da Informação e Comunicações da IMA.
O objetivo final é a reestruturação da rede que dá suporte à transmissão de dados e voz entre as unidades da Prefeitura, visando o aumento de qualidade e otimização nos custos.