10/11/2009
Uma delegação de Angola visitou a Informática de Municípios Associados S/A nesta segunda-feira, 09/11, com o objetivo de conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pela empresa para a Prefeitura de Campinas.
A delegação foi composta por membros do governo da Província de Lunda Norte, como a vice-governadora, Maria da Conceição Cazuazua, seu secretário geral de Governo, Marcelino Chissupa, e a diretora de Gabinete, Agripina Campos. Também acompanharam a missão, os prefeitos de Lucapa, capital da Província, José Moisés Cipriano, e dos municípios de Cuango, Domingos Cabongo, de Chitato, Angélica Nene Curita, e de Cambulo, Batista Miguel.
Os visitantes conheceram o NOC (Centro de Gerência de Redes) da IMA, onde uma equipe de profissionais tem a missão de “vigiar” a operação dos servidores (computadores de alta performance), da rede interna e da conexão com a Internet do Paço Municipal e dos cerca de 400 pontos descentralizados, que abrangem unidades de saúde e escolas da Prefeitura de Campinas.
Também foram apresentados a diversas soluções desenvolvidas para as área de Saúde, Educação, Atendimento ao Cidadão e Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED).
A vice-governadora de Lunda Norte, Maria Cazuazua, disse acreditar que os aplicativos desenvolvidos pela IMA poderiam ser facilmente adaptados às características de sua Província, contribuindo para facilitar a gestão de um território que, durante muito tempo foi assolado por guerras e conflitos étnicos.
“Após tantos anos de guerras, estamos reestruturando nosso país e estamos buscando parcerias e contribuições internacionais que possam nos auxiliar nesta tarefa, motivando o desenvolvimento do progresso social e econômico”, afirmou.
A guerra civil em Angola durou 27 anos e causou grandes danos às instituições políticas e sociais do país. Esse longo conflito deixou um pesado fardo para as lideranças do país, dificultando ações mais efetivas na área de saúde, educação e saneamento básico.