17/11/2009
Uma equipe da Secretaria de Saúde de Brotas veio à IMA especialmente para conhecer a implantação do Siga Saúde em Campinas, um sistema livre, desenvolvido por um conjunto de empresas para a Prefeitura de São Paulo, que, por sua vez, disponibiliza a sua utilização para outros municípios, mediante convênio. A visita ocorreu nesta segunda-feira, 16 de novembro.
Em Campinas, a IMA é a responsável pela implantação do software, adaptando-o às especificidades da Rede de Saúde do Município A sua implantação está ocorrendo de forma gradual, mas o trabalho já desenvolvido contribuiu para uma série de medidas para melhoria do atendimento em Saúde, como a entrada em operação do Disque-Saúde e a utilização do Cartão SUS.
A secretária de Saúde de Brotas, Jane Suzegan, afirmou ter sido motivada a conhecer a solução em função da “ótima referência” passada pelo encarregado do Departamento de informática de seu Município, Sérgio de Almeida, que já havia visitado a IMA para conhecer a solução de GED.
Além do Siga-Saúde, a equipe conheceu o DIM, que automatiza o controle da distribuição de medicamentos em unidades descentralizadas, como Centros de Saúde.
“Atualmente, estamos com o desafio de melhorar o atendimento ao cidadão e entendemos que precisamos de apoio tecnológico para auxiliar no controle e na gestão de nossa área, além de contribuir para otimizar os investimentos na rede de Saúde”, avaliou Suzegan.
Ela destacou que o modelo de negócio da IMA, com total transferência de tecnologia e conhecimento veio ao encontro das necessidades dos municípios, que não podem prescindir de sua autonomia na hora de contratar uma solução tecnológica deste porte, o que, via de regra, não acontece com soluções proprietárias comercializadas de forma fechada pelo mercado.
Acompanharam a secretária na visita à IMA, Edson Roberto Pinotti, diretor administrativo, Sônia Aparecida Coró, conselheira de saúde, e Sérgio de Almeida, do Departamento de Informatização da Prefeitura de Brotas.