04/02/2010
Gestores da Prefeitura de Juiz de Fora (MG) visitaram a IMA com o objetivo de conhecer o funcionamento e a gestão do Serviço de Atendimento ao Cidadão 156 em Campinas. De acordo com Antônio Alberto de Moraes, Chefe do Departamento de Atenção ao Cidadão do município mineiro, a intenção é retomar a operação do canal telefônico de atendimento à população, que foi descontinuado em 2008. A visita ocorreu nesta quinta-feira, 05 de janeiro.
Estamos interessados em conhecer a experiência de Campinas nessa área, tanto na maneira como o serviço é prestado à população quanto no que diz respeito à tecnologia utilizada e os sistemas de gestão, afirmou Moraes.
Juntamente com Curitiba (PR), Campinas foi pioneira na implantação do serviço 156 em nosso País, em 19 de novembro de 1984. Desde aquela época, este serviço é prestado pela IMA à Prefeitura do Município.
Esta visita está sendo muito produtiva, pois as informações servirão de base para elaborarmos o termo de referência que embasará a nossa licitação, complementou Luiz Antônio Brandão, assessor que acompanhou Moraes na visita.
Embora o foco da visita fosse mesmo o sistema 156, os técnicos de Juiz de Fora aproveitaram para conhecer outras soluções desenvolvidas pela IMA e se interessam também pelo Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), que permite a digitalização de documentos, com recuperação e visualização da imagem na tela do computador.
Estamos fazendo uma reengenharia nos arquivos da Prefeitura e pensávamos em contratar um empresa para digitalizar a documentação, mas a possibilidade de termos o nosso próprio birô, com a posse dos códigos fontes, parece ser uma solução mais interessante. Ganharíamos em flexibilidade e autonomia, explicou Moraes ao comentar o que achou da solução de GED da IMA.
Eles conheceram também o Prefeitura Móvel, tecnologia que permite conectar, via satélite, unidades móveis à Internet, contribuindo para a descentralização do atendimento.
O município de Juiz de Fora se localiza no Sudeste do Estado de Minas Gerais, próximo à divisa com a região central do Estado do Rio de Janeiro. Possui uma população de cerca de 500 mil habitantes e destaca-se como um importante centro industrial e universitário.