19/04/2010
No último dia 14 de abril, precisamente às 19h15, a Informática de Municípios Associados S/A começou a operar como um Sistema Autônomo (AS) em caráter experimental. O número que passa a identificar a IMA junto aos outros sistemas autônomos é o 53116. Hoje, existem cerca de 34 mil sistemas autônomos no planeta que, juntos, formam a Internet.
Após o processo de ativação, a IMA deixou de depender de endereços IPs de outra operadora e passou a poder utilizar seus próprios endereços. “Em cerca de um minuto e meio, nossos roteadores já haviam aprendido as cerca de 336 mil rotas Internet disponíveis por uma das nossas novas provedoras de trânsito, a Algar Telecom.” comemora Henrique Holschuh, engenheiro da Gerência de Engenharia de Telecomunicações da IMA.
De acordo com ele, cinco minutos depois, os prefixos (blocos de endereços IP) da IMA já haviam sido anunciados em todos os provedores Internet trans-continentais, ou seja, já era possível comunicar-se através destes IPs com computadores localizados em todos os continentes.
“Embora os anúncios com informações de rota da IMA sejam propagados muito rapidamente pelas espinhas dorsais da Internet, eles podem levar consideravelmente mais tempo para atingir todos os roteadores capilares”, advertiu Holschuh.
Depois que os técnicos da IMA se certificarem de que os novos IPs estão operando de forma satisfatória, ocorrerá a migração dos endereços antigos para os novos.