IMA e Telebrás se unem para implantar PNBL

29/11/2010

O presidente da Informática de Municípios Associados S/A, Pedro Jaime Ziller, assina, nesta terça-feira, 30 de novembro, um Termo de Cooperação Técnica com a Telebrás para implantação do Programa Nacional de Banda Larga em Campinas (PNBL).

O Termo de Cooperação é decorrência do fato de Campinas ter sido incluída entre as 100 primeiras cidades a serem contempladas pelo PNLB. A inclusão ocorreu porque o município  desenvolve importantes ações de inclusão digital e pela localização estratégica, próxima à estrutura de transmissão de dados que está sendo montada pela Telebrás para o tráfego de informações.

Fórum Brasil Conectado

O documento será assinado na Telebrás após o 3o Fórum Brasil Conectado, encontro que acontece bimestralmente para debater o desenvolvimento e os resultados alcançados com a implementação do PNBL. O evento será realizado no Auditório da Presidência da República, em Brasília, das 9 às 17 horas.

O Termo de Cooperação Técnica prevê o intercâmbio de conhecimento e a troca de informações, além da integração e compartilhamento de infraestrutura de telecomunicações de municípios, Estados e Governo Federal, visando a otimização do uso destes recursos na implantação do PNBL.

Uma das atribuições da Telebrás que será cumprida a partir da implantação do PNBL é o provimento de conectividade a todos os órgãos federais alocados nos municípios incluídos no Programa. A Telebrás providência o back-bone (espinha dorsal da rede) e o back-hall (a conexão desta espinha dorsal com provedores locais). Para implantar a chamada “última milha” (a conexão do back-hall com o usuário final), a Telebrás pode contratar empresas locais.

PNBL

O Plano Nacional de Banda Larga é um programa do Governo Federal que tem o objetivo de massificar, até 2014, a oferta de acessos banda larga e promover o crescimento da capacidade da infraestrutura de telecomunicações do país.

Com isso, espera acelerar a entrada da população na moderna Sociedade da Informação, promovendo maior difusão das aplicações de Governo Eletrônico e facilitando aos cidadãos o uso dos serviços do Estado.

 

 

 

 

 

 

Ir para topo