31/01/2011
No início de janeiro deste ano, técnicos da Telebrás visitaram a Informática de Municípios Associados S/A (IMA) com o objetivo de debater o projeto de implantação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) em Campinas.
O encontro foi o primeiro passo após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre as duas instituições, uma parceria pioneira no processo de implantação do PNBL, um programa do Governo Federal que tem o objetivo de massificar, até 2014, a oferta de acessos banda larga e promover o crescimento da capacidade da infraestrutura de telecomunicações do país.
Em sua primeira etapa, o Plano irá interligar 100 municípios brasileiros em uma extensa rede de fibra ótica, permitindo a conexão destas áreas à Internet em alta velocidade a custos mais baixos.
A inclusão de Campinas nesta etapa inicial ocorreu porque o município desenvolve importantes ações de inclusão digital e pela localização estratégica, próxima à estrutura de transmissão de dados que está sendo montada pela Telebrás para o tráfego de informações.
No encontro entre os técnicos das duas instituições, a IMA apresentou dados sobre a sua capacidade de atender a conectividade e prestar serviços de atendimento, gerenciamento de redes e prover conteúdo de software a orgãos públicos e, eventualmente, particulares, em todo o Município de Campinas, na Região Metropolitana de Campinas e demais municípios brasileiros.
A Telebrás, por sua vez, informou que proverá acesso a internet em grande escala, oferecendo inclusão digital aos municípios a custos inferiores aos praticados no mercado, fazendo com que regiões não atendidas possam ter acesso ao serviço de internet.
O PNBL prevê que a Telebrás seja responsável por estruturar o backbone, a espinha dorsal da rede, e o backhaul, a conexão dessa espinha dorsal com as redes locais. Estas redes locais, responsáveis pela chamada última milha, ou seja, a conexão do backhaul com os usuários finais nos diversos municípios, serão responsabilidade de empresas parceiras, que poderão ser públicas, como é o caso da IMA, ou privadas.
Durante a reunião, foram desenhadas várias alternativas para ligar a Rede Campinas Digital, uma rede gerenciada pela IMA que visa interligar todas as unidades descentralizadas da Prefeitura de Campinas e prover acesso wireless à Internet em pontos de interesse público na cidade, aos pontos de conexão do backbone da Telebras. Os técnicos da Telebrás informaram que a meta é realizar a conexão entre as duas redes até abril próximo.