06/05/2011
Uma pesquisa quantitativa de conhecimento de marca realizada pela Informática de Municípios Associados S/A (IMA) e divulgada internamente no último dia 5 de maio, revela que 18% da população de Campinas têm conhecimento sobre a marca da empresa, enquanto que 8% sabe efetivamente o que ela faz. A pesquisa teve o objetivo de embasar o trabalho de padronização visual da IMA, cuja primeira etapa é o diagnóstico do brand equity da empresa, ou seja, a avaliação da sua marca.
Decidimos por uma pesquisa quantitativa que desse conta de fornecer um diagnóstico da presença da marca IMA junto à população, na lembrança do cidadão e sobre o reconhecimento acerca das ações desenvolvidas por ela, explica Renato Manjaterra, coordenador do levantamento.
O questionário trouxe perguntas objetivas que vão desde a identificação do logotipo da empresa até o conhecimento dos produtos e serviços que a IMA oferece. Os questionários foram aplicados entre 28 de março e 15 de abril nos dez pontos de Atendimento Móvel da PMC, através de uma van e de um ônibus.
O método
A análise da distribuição dos entrevistados em função de variáveis como sexo, idade, escolaridade e grau de inclusão digital, bem como da distribuição geográfica dos domicílios informados evidencia que a amostra representa com fidelidade o cidadão do Município, avlia.
Foram aplicados 200 questionários, o que oferece um nível de confiança de 92% e uma margem de erro admissível de 7%, para o universo de 1 milhão de habitantes.
O Resultado
A conclusão da pesquisa é de que 18% dos entrevistados conhecem o logotipo da empresa, enquanto 8% têm conhecimento a cerca dos produtos que ela desenvolve e os serviços que ela presta.
O diretor técnico da IMA, Marcelo Pimenta, considera importante que a IMA seja conhecida e reconhecida pela população de Campinas. Temos que estudar as melhores formas de obter este reconhecimento, pondera.