MPS-Br atesta qualidade de software

16/05/2011

A Informática de Municípios Associados S/A (IMA) foi aprovada nesta sexta-feira, 13/05,  em avaliação para o nível D do MPS-Br (Melhoria de Processos de Software Brasileiro), que atesta a utilização das melhores práticas internacionais no desenvolvimento de sistemas, e, em breve, será a única empresa brasileira avaliada nesse nível, uma vez que o resultado só se torna oficial após a sua publicação no site da Softex, empresa responsável pela gestão do MPS-Br.

O anúncio de que a IMA foi aprovada no processo de avaliação, no entanto, já pôde ser feito, o que ocorreu em uma solenidade com a presença do prefeito Hélio de Oliveira Santos, durante a assinatura do Decreto 17.326, que institui o Diário Oficial Eletrônico (DOM-e), nesta segunda-feira, 16/05, na sede da IMA.

A conquista da avaliação foi muito comemorada pelos trabalhadores da empresa, que vêm se preparando para isso há três anos, com destacada dedicação e trabalho árduo. 

No início do 2008, a IMA já havia sido a primeira empresa pública municipal a obter o nível F no MPS-Br. Agora, ela está avaliada no nível D (ele é próximo ao nível 3 do CMMi - Capability Maturity Model Integration, a certificação internacional do setor).

Quando o resultado for publicado no site da Softex, dentro de aproximadamente um mês, a IMA será a única empresa no País, pública ou privada, neste nível. Acima dele, hoje, existem dez empresas no nível C e três no nível A, nenhuma delas do setor público. Ao todo, no Brasil, 187 empresas adotam o modelo MPS-Br.

Segurança

“Estar em conformidade com o modelo traz a segurança de que os projetos contratados vão ser entregues nos prazos e nos custos combinados com seus clientes, uma vez que todo o processo tem acompanhamentos, gerenciamentos e medições definidas pelo MPS-Br.”, explicou Márcio Corrêa Ricardo, gerente da área de Engenharia de Software da IMA e coordenador geral da equipe que trabalhou no processo de avaliação.

O  presidente da empresa, Pedro Jaime Ziller, por sua vez, durante o evento em que o anúncio foi feito, aproveitou a ocasião para cumprimentar os técnicos da empresa que trabalharam no processo de avaliação. “Quero parabenizar todos os profissionais da IMA que contribuíram para esta conquista, que nos coloca em um grupo de elite do País quanto à qualidade do desenvolvimento de software”, disse. 

O prefeito Hélio de Oliveira Santos, também parabenizou toda a equipe da empresa pelo sucesso na avaliação. “Tenho sido testemunha do crescimento ascendente que a IMA tem vivenciado nos últimos anos. É uma progressão contínua no que diz respeito à qualidade de seus serviços, e esta conquista deixa isto mais evidente”, avaliou.

Qualidade

O MPS-Br é um modelo de avaliação feita por auditores externos às empresas na área de Tecnologia da Informação que atesta a qualidade no desenvolvimento de softwares. Ela vai do nível G ao A, sendo mais exigente quanto às metodologias utilizadas a cada nível. O órgão responsável pelo programa MPS-Br é a Softex (Sociedade Brasileira para Promoção da Exportação de Software).

Através da constante melhoria dos processos de desenvolvimento de software, a IMA, no seu relacionamento com a Administração Municipal, passa a oferecer ao cidadão campineiro o benefício da utilização de softwares de qualidade atestada oficialmente pelo modelo MPS-Br. Isso aumenta a confiabilidade do uso desses softwares e facilita a adequações necessárias de forma mais ágil e controlada.

 

 

 

 

 

 

Ir para topo