21/03/2012
O Centro de Saúde Santo Antônio, que está sediando um projeto piloto que visa transformá-lo em modelo no que diz respeito ao uso da Tecnologia da Informação e Comunicação, recebeu 21 novas estações de trabalho nesta quarta-feira, 21 de março. Outras obras de infraestrutura, como instalação de rede de dados e elétrica, além de melhoria na conectividade, também já foram concluídas.
A experiência que está sendo realizada no CS Santo Antônio, localizado no Parque Vista Alegre, região Sudoeste de Campinas, vai servir de base para avaliar os impactos do uso de ferramentas tecnológicas na eficiência dos serviços públicos. Os resultados serão utilizados para formatar uma política de uso destes recursos em toda a rede de saúde do Município, que conta com 60 unidades descentralizadas.
Para tanto, a unidade está recebendo uma série de equipamentos e softwares que permitirão a informatização de grande parte dos procedimentos administrativos realizados na unidade.
O projeto está sendo implantado a partir de uma parceria entre a Informática de Municípios Associados S/A (IMA) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campinas, sob coordenação da chefia Gabinete do prefeito Pedro Serafim.
Pesquisa
Nesta semana, também teve início uma pesquisa, realizada pela IMA, que visa captar como os profissionais da saúde e os pacientes avaliam os impactos da tecnologia no atendimento prestado pelo Santo Antônio. De acordo com Camila Azevedo, que está coordenando a pesquisa, em dois dias, já foram entrevistados 20 trabalhadores da unidade, de um total de 46 que lidam diretamente com a tecnologia em suas atividades.
Depois de concluída esta etapa, serão entrevistados 200 usuários dos serviços prestados pela unidade. “Nosso objetivo é detectar como as pessoas percebem os efeitos da informatização no seu dia a dia. A partir dos dados obtidos podemos avaliar com maior precisão quais ações no que diz respeito ao uso da tecnologia provocam mais efeitos na melhoria do atendimento”, disse.
Novos equipamentos
Além de ter tido todo o cabeamento de rede de dados e elétrica refeito, com a instalação de novos roteadores (equipamentos que ligam os computadores em uma rede), o CS Santo Antônio teve a sua capacidade de conexão com a Internet triplicada.
Com a instalação das 21 novas estações de trabalho, todos os microcomputadores e monitores antigos da unidade foram trocados. Também foram disponibilizadas novas impressoras. “Além de fornecermos máquinas atualizadas, também está sendo ampliada a quantidade. Os gargalos para utilização das ferramentas tecnológicas aqui no Centro estão sendo eliminados”, afirmou André Mateus, técnico da IMA que está realizando a instalação dos equipamentos.
O setor de odontologia, por exemplo, passou a contar com duas estações de trabalho. Antes, havia só uma o que força os profissionais a se revezarem para registrar os procedimentos realizados no sistema. A dentista Luciana lopes aprovou a mudança. “Ficou muito mais ágil para fazer as planilhas onde nós registramos a nossa produção. A conexão ficou mais rápida e também, com o monitor maior, melhorou a ergonomia, tornando o nosso trabalho mais produtivo”, avaliou.
Já foram adquiridos onze modens para conexão 3G, que permitirá o acesso remoto à Internet pelos agentes de saúde lotados no Santo Antônio. Com isso, eles poderão fazer os registros das visitas às casas dos pacientes diretamente no computador, agilizando o procedimento e evitando retrabalho. Para que esta atividade desenvolvida pelo Centro seja automatizada só está faltando a chegada de onze netbooks, que já foram adquiridos e devem ser entregues em breve.
Todas as informações sobre o processo de implantação do Projeto Centro Modelo de Referência em Saúde (CMRS) estão sendo disponibilizadas em um hot site, no seguinte endereço: http://cmrs.campinas.sp.gov.br .