Projeto que visa cartão SUS na RMC avança

30/03/2012

 

Gestores do Ministério da Saúde (MS), da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), do Conselho de Desenvolvimento da RMC e das Prefeitura de Campinas reuniram-se na sede da Informática de Municípios Associados S/A (IMA), nesta sexta-feira, 30 de março para avaliar  o processo de implantação do Cartão SUS nos municípios da Região Metropolitana de Campinas. 

Este é o segundo encontro do grupo, que tem o objetivo de desenvolver ações que viabilizem a implantação de infraestrutura e um sistema informatizado que possibilitem aos 19 municípios que compõem a RMC adotar o cartão SUS como forma de identificar os usuários dos serviços vinculados ao Sistema Único de Saúde.

Esta será uma experiência piloto do MS, que visa a adoção de um número nacional e a criação de um banco de dados único, identificando todos os usuários da Rede Pública de Saúde.

O software que permitirá esta integração e ó Siga (Sistema Integrado de Gestão de Atendimento), adotado como padrão para a gestão dos recursos e serviços prestados pelo SUS em todos os municípios brasileiros. O sistema já foi implantado em Campinas, sob a coordenação da IMA, que, para tanto, absorveu a tecnologia e está habilitada a promover evoluções e colaborar com apoio técnico para sua implantação em qualquer município brasileiro.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC e prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes Júnior, disse que o objetivo do projeto é melhorar a gestão dos recursos da Saúde. “Nós temos 3 milhões de usuários do SUS na nossa região. Para controlar o atendimento a este número de pessoas, precisamos dispor de ferramentas tecnológicas. Precisamos ter maior eficiência na gestão para otimizar os recursos e, desta forma, melhorarmos o atendimento aos pacientes”, explicou.

Para Bernardes, há um forte consenso da necessidade de se construir esta gestão unificada, não só entre os 19 prefeitos que governam os municípios da RMC, mas também entre os gestores dos governos estadual e federal.

“Com a informatização e a utilização do cartão SUS, nós conseguiremos mapear todo o percurso do paciente nas diversas unidades da rede de saúde dos municípios da região metropolitana e com isso, poderemos adequar melhor a oferta dos serviços”, afirmou Carlos Eli Ribeiro, secretário de Saúde de Santa Bárbara e coordenador da Câmara Temática de Saúde da Agemcamp.

De acordo com Ribeiro, a Agemcamp atua no sentido de fomentar a implantação do projeto na região, tendo realizado um levantamento sobre as necessidades de cada município e os recursos tecnológicos que já dispõem para o atendimento na área de saúde. Ele informou, ainda, que os prefeitos dos Municípios da RMC já aprovaram a compra dos equipamentos necessários à informatização, com financiamento do Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas.

O secretário chefe de gabinete da Prefeitura de Campinas, Alcides Mamizuka, destacou o papel que Campinas desempenhará no processo. “Nossa cidade irá receber os recursos do Ministério da Saúde em nome dos 19 municípios da RMC para desenvolver o projeto. Isso só foi possível porque a IMA já realizou a implantação do Cartão SUS em Campinas, e a Prefeitura está compartilhando essa experiência com todos os nossos vizinhos”, disse.

O Ministério da Saúde quer utilizar a experiência para balizar a implantação do Cartão SUS em outras regiões do País. Moacyr Perche, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério, afirmou que a intenção é fazer uma rápida expansão na utilização do cartão e melhorar o valor de uso para a população, fazendo com que ela perceba os benefícios que a tecnologia pode oferecer.

O presidente da IMA, Pedro Jaime Ziller, ressaltou a disposição da empresa em participar do projeto, tanto no que diz respeito quanto à coordenação da implantação do sistema, quanto à hospedagem dos dados em seu datacenter. “É um grande desafio, mas temos nos preparado para isso nos últimos anos. Temos convicção que, quando concluído, este projeto será um marco no atendimento à saúde no País”, avaliou.

 

 

 

 

 

 

Ir para topo