Serviços on line de Campinas são integrados

02/08/2012

 

Todos os serviços eletrônicos prestados pelos órgãos da Administração Municipal de Campinas estão, agora, integrados em um único canal, o Portal de Serviços, que pode ser acessado pelo Portal da Prefeitura na Internet (www.campinas.sp.gov.br).

São cerca de 160 serviços e informações essenciais que estão reunidas no mesmo espaço virtual e podem ser localizadas de forma mais ágil e transparente, através dos links em diferentes tons de azul dispostos no topo da primeira página do Portal da Prefeitura. Esses links levam a diferentes grupos de serviços voltados aos cidadãos, às empresas, aos servidores municipais ou aos turistas.

Para facilitar a localização dos serviço desejado, eles foram agrupados por ordem alfabética, mas há uma aba que reordena a sua localização na página a partir dos serviços que são mais procurados em cada uma destas categorias. 

“Muitas vezes, diversos serviços eletrônicos que poderiam facilitar a vida da população estão disponíveis, mas não são acessados simplesmente porque não são localizados nas páginas. Fizemos uma extensa pesquisa para integrar todos eles em um mesmo local, de forma que o cidadão encontre facilmente o que precisa”, explica Rodolfo De Santi, analista da Informática de Municípios Associados S/A (IMA), líder da equipe que atuou na construção do novo canal.

Os mais solicitados

Entre os serviços mais solicitados pelos cidadãos estão a emissão da segunda via da conta de água, informações sobre os itinerários e horários dos ônibus, o serviço 156 eletrônico e o atendimento na área tributária. Para as empresas, estão no topo os serviços de emissão de certidões, alvarás e licenças e, para os servidores municipais, está o acesso aos formulários utilizados pela PMC.

De Santi lembra que novas melhorias já estão sendo desenvolvidas para facilitar ainda mais o uso do Portal de Serviços. De acordo com ele, um sistema de pesquisa semântica, que permitirá “interpretar” com mais precisão o que o usuário deseja localizar a partir do que for digitado no campo de busca, já foi testado pela IMA e pode ser disponibilizado em breve.

Cidade inteligente

Para o diretor técnico da empresa, Marcelo Pimenta, um entusiasta no uso da tecnologia em benefício do cidadão, a integração de todos os serviços eletrônicos em um único canal é um passo importante rumo à transformação de Campinas em uma cidade verdadeiramente inteligente.

Para ele, o conceito de cidade inteligente está à frente do de cidade digital, pois, nele, as ferramentas tecnológicas são estruturadas de forma a reconhecer o cidadão de forma individualizada. “No modelo que desejamos alcançar, o cidadão é reconhecido pelo poder público, através dos sistemas de informação. Então, a partir de uma solicitação no próprio portal web ela passa a se relacionar com a administração municipal e com a cidade, para obter informações ou serviços, de forma ativa, proativa e integrada. O cidadão terá uma espécie de Portal personalizado com todas as suas relações evidenciadas”, explica Pimenta.

Ele cita o exemplo que um pessoa que tenha filhos matriculados na Rede Municipal de Ensino pode receber, através de e-mail ou ao acessar o site, informações como o boletim escolar do filhos, o prazo para matriculas, datas de reuniões de pais, entre outras. Se for proprietário de imóveis, poderá receber informações sobre data de vencimento de IPTU, obras realizadas próximo à sua casa e eventuais mudanças no trânsito.

“As possibilidades do uso desta tecnologia são infinitas e estamos muito perto de termos condições tecnológicas para implantar uma solução desta em Campinas”, conclui.

IBCD

Embora haja muito a ser feito no que diz respeito à informatização no município, Campinas está em quinto lugar entre as cidades mais informatizadas do Brasil, segundo o Índice Brasil de Cidades Digitais (IBCD), um ranking elaborado pelo CPqD e a Momento Editorial.

De acordo com o IBCD, à frente de Campinas, encontramos quatro grandes capitais, com tradição no investimento em informatização, sendo Curitiba, em primeiro lugar. Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória ocupam da segunda à quarta posição respectivamente.

Pela metodologia do índice, nenhum destes municípios alcançou ainda uma situação de plena integração de seus serviços eletrônicos. Ações como esta, de criação do Portal de Serviços, caminham no sentido de reverter esse quadro.

 

 

 

 

 

 

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