Aumenta número de acessos no Campinas Digital

08/08/2012

 

Foto da Praça em frente à Biblioteca Municipal, com placa do Campinas Digital em primeiro planoO número de acessos ao Campinas Digital, programa da Prefeitura Municipal de Campinas que oferece acesso gratuito à internet em pontos públicos da cidade, têm aumentado constantemente desde o início de 2012. Dados da Informática de Municípios Associados S/A (IMA), empresa responsável pelo gerenciamento do programa, apontam que, ao longo de todo o ano de 2011, foram realizados 15 mil acessos. Nos seis primeiros meses deste ano o número de acessos já ultrapassa 50 mil, o que representa um aumento de 700 % no período.

O crescimento tem sido constante. Somente em janeiro deste ano foram 5 mil acessos, subiu para 6 mil em fevereiro, 7 mil, em março, 8 mil, em abril, até se estabilizar em uma média de 9 mil acessos mensais de maio a julho.

“Nós realizamos o monitoramento permanente da rede do Campinas Digital. Esta é uma forma de avaliarmos a sua utilização pelos usuários e identificarmos onde há gargalos e onde a capacidade de conexão está adequada”, disse Marcelus Guirardello, gerente de Infraestrutura da IMA.

De acordo com ele, esse monitoramento identificou o aumento no número de usuários em todos os quatro pontos de acesso que atualmente compõem o Campinas Digital: as áreas interna e externa do Centro de Convivência Cultural de Campinas, o Paço e a Biblioteca Municipal, além da área interna e externa do Centro de Saúde Santo Antônio, no Parque Vista Alegre, Região Sudoeste de Campinas.

Centro de Convivência

“Percebemos”, conta Guirardello, “que a capacidade de conexão da área do Centro de Convivência, o primeiro ponto do Campinas Digital a ser instalado, já não era suficiente para atender à demanda com qualidade. A empresa, então, levou um cabo de fibra ótica até o local, que deve ser conectado ao equipamento de rádio que dá suporte ao serviço no prazo de 15 dias”. Nos outros pontos do programa, acrescenta, a capacidade de tráfego está adequada à demanda.

Com relação ao perfil dos usuários, o monitoramento feito pela IMA aponta que 80% dos acessos são feitos por cidadãos que não se cadastraram no sistema. Ao todo existem 704 usuários cadastrados. O cadastramento confere ao usuário que se identifica ao entrar na rede um tempo maior de conexão. Enquanto a conexão de não cadastrados está limitada a 15 minutos (após esse tempo é necessários se conectar novamente), o usuário cadastrado pode permanecer on line por até 45 minutos seguidos.

Novos pontos

O processo de informatização total de centros de saúde e de escolas, com a consequente melhoria de conectividade, possibilitará levar o Campinas Digital ao entorno destas unidades, descentralizando o programa e atingindo as mais diversas regiões do município.

Esse novo modo de expansão do programa teve início com a informatização total do Centro de Saúde Santo Antônio.  Outras cinco unidades já foram elencadas dentro do Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde e, à medida que recebam a ampliação de banda para conexão com a internet, se integrarão ao Campinas Digital. São elas o Centros de Saúde Capivari, Orosimbo Maia, São Marcos, São Quirino e Pedro Aquino (Balão do Laranja).

Acesso

Para obter acesso ao Campinas Digital, o cidadão necessita de um dispositivo, como notebooks, netbooks, tablets ou smartphones, que seja compatível com a tecnologia Wi-Fi. Desta forma, é possível conectar-se a serviços da Prefeitura Municipal de Campinas, através de seu Portal, e à Internet para consulta a portais de notícias, sites, redes sociais, comunicadores instantâneos, entre outros serviços disponíveis na Web.

O acesso à rede não exige uma configuração especial pelo usuário e grande parte dos cartões Wi-Fi disponível no mercado ou integrados em PCs portáteis modernos é aceita.

 

 

 

 

 

 

 

Ir para topo