10/09/2012
O Prefeitura Móvel passará a atender também assuntos ligados à defesa do consumidor a partir desta segunda-feira, 10 de setembro, permitindo que usuários do Procon possam registrar suas reclamações, se orientar ou tirar dúvidas sobre seus direitos em 10 diferentes pontos descentralizados de Campinas.
Batizado de Procon Móvel, o serviço será oferecido com a mesma infraestrutura do Prefeitura Móvel, um micro-ônibus e uma van que atendem a cada dia da semana em um ponto diferente da cidade (veja quadro abaixo). Este serviço é prestado pela Informática de Municípios Associados S/A para a Prefeitura de Campinas. O Procon fornecerá dois agentes de atendimento, também funcionários da IMA, que ficarão dedicados às questões que se relacionem à defesa do consumidor. Desta forma, o cidadão poderá fazer uso do serviço sem ter que se deslocar até o Centro.
Por parte do Procon Móvel, o cidadão terá acesso aos mesmos atendimentos efetuados na sede principal do órgão, na Avenida Francisco Glicério, 1.307. São serviços como registro de reclamações, esclarecimentos de dúvidas, orientações, enfim, tudo o que diz respeito à relação de consumo e que envolve o fornecimento de produtos e/ou serviços.
Descentralização
Para a diretora do Procon de Campinas, Viviane Carvalho de Moura Belmont, a implantação é um ganho para a população. “Disponibilizar os serviços de forma descentralizada é uma novidade que vai ajudar o cidadão, que não precisará se locomover até a área central da cidade, ganhando tempo com isso. A cidade é imensa e, às vezes, fica difícil a locomoção de um ponto a outro”, diz ela.
Segundo Viviane, até mesmo em termos econômicos os consumidores serão beneficiados. “A pessoa que vem ao Centro, de uma forma ou de outra, acaba gastando, seja com a passagem de ônibus, com Zona Azul ou com estacionamento, com o atendimento mais próximo de casa, ela pode economizar ”, ressalta.
Outros canais
Além dessa nova forma de atendimento, o Procon também tem à disposição dos consumidores outros canais: o telefone 151 - para denúncias e orientações, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas e aos sábados das 8 às 14 horas; o Procon Digital – que permite ao cidadão registrar sua reclamação e enviar via internet; o chat – que está no ar de segunda a sexta, das 9 às 16 horas, além de informações veiculadas no site www.procon.campinas.sp.gov.br e redes sociais (facebook e twitter). Todos estes canais de atendimento tem o suporte da IMA.
No primeiro semestre deste ano, o Procon de Campinas efetuou 63.624 atendimentos entre presencial, telefônico e via internet. Deste total, 14.597 viraram reclamação, registrada por meio de CIP (Carta de Investigação Preliminar) e processo administrativo.
Em comparação com o ano passado, houve um aumento de 5% no número de queixas formalizadas. O índice de resolução também cresceu de 2011 para 2012: 85% no ano passado e 90% neste ano.
Os outros atendimentos referem-se a pedidos de informação, cálculos (de parcelas de financiamento, por exemplo), tira-dúvidas e casos de pessoas que chegaram com reclamações contra situações que não se enquadravam em relações de consumo e, por isso, foram orientadas a procurar outros órgãos e até mesmo Procons de outras cidades.
Veja abaixo, os locais onde o Prefeitura Móvel, agora também como os serviços do Procon, estará atendendo. O horário de atendimento é sempre das 9h às 16h.
Prefeitura Móvel 1
Segundas: Carrefour– Campinas-Valinhos - Avenida Engenheiro Antônio Francisco de Paula Souza, 3900 – Vila Ipê
Terças: Paulistão Amoreiras - Avenida das Amoreiras, 3033 - Jardim do Lago
Quartas: Enxuto - Avenida John Boyd Dunlop, 440 – Jardim Aurélia
Quintas: Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) Portão 1 - Avenida Heitor Penteado, 1671 – Taquaral
Sextas: Extra Abolição - Rua Abolição, 2013 - Ponte Preta
Prefeitura Móvel 2
Segundas: Supermercado Cobrava - Rua José Rosolem, 521 - Jardim Londres
Terças: Subprefeitura de Barão - Rua Luiz Vicentin, 95 - Distrito de Barão Geraldo
Quartas: Terminal de ônibus do Padre Anchieta - Rua Papa São Dionísio, 395 - Vila Padre Anchieta
Quintas: Terminal de ônibus do Ouro Verde - Rua Armando Frederico Renganeschi, s/n - Jardim Cristina
Sextas: Associação dos Moradores da Vila União - Rua Dusolina Leone Tourniex, 249 – Vila União