12.04.2013
Compartilhar informações é exercer o companheirismo. Baseado nesse conceito, teve continuidade o Programa Conhecimento Compartilhado com o objetivo de integrar, conscientizar e transmitir experiências aos empregados sobre a importância de aprender novos conhecimentos através dos profissionais da própria empresa, bem como o desenvolvimento de ideias e ações voltadas à busca de uma maior relação no ambiente de trabalho.
Fábio Pagani foi o primeiro palestrante do ano com exposições realizadas nos dias 5 e 12 de abril com o tema “Inovação e Empreendedorismo: As lições aprendidas”. A ação faz parte do Programa Conhecimento Compartilhado, organizado pela equipe de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) da área de Recursos Humanos. Os temas abordados na apresentação e discussão de conceitos sobre Inovar e Empreender foram: 1. Colocando os pontos nos “iiiii”, 2. Organizando o pensamento, 3. Tendo ideias, 4. Ideia ou oportunidade? 5. Inovação!?!, 6. Empreendedorismo.
O conhecimento é a melhor forma de abstrair uma determinada ideia, formalizar em linguagem facilmente eficaz e compartilhar esse pensamento humano com os nossos pares. Por isso, é fundamental para transmitir informações e experiências, de forma inteligente e útil, em nossas vidas. Tanto o conhecimento como a informação consistem de declarações verdadeiras, mas o conhecimento pode ser considerado informação com um propósito ou uma utilidade.
Idéia ou Oportunidade
O tópico: “Ideia ou Oportunidade?” foi ministrado, de uma forma interessante, com grande enfase no conceito que uma ideia sozinha não vale nada. Em empreendedorismo, elas surgem diariamente. O que realmente importa é como o empreendedor utiliza sua ideia, inédita ou não, de forma a transformá-la em um produto ou serviço que traga benefícios para a empresa / organização / sociedade / país / mundo.
O palestrante abordou que um grande pecado é preservar uma ideia em sigilo máximo, pois pode levar o empreendedor a acreditar que realmente sua ideia é brilhante, pois estará movido muito mais pela paixão do que pela razão. Na oportunidade, foi abordado outros temas tais como: Competência, Oportunidade e Definições de Inovação Tecnológica.
Segundo o palestrante, “A informação só é válida quando compartilhada, quando todos tem a possibilidade de acesso. Portanto, nosso objetivo é compartilhar as experiências, pois agindo assim estamos exercendo o companheirismo, a cidadania e trabalhando em prol do desenvolvimento de nossa empresa, beneficiando assim a nós mesmos, nossos parceiros da administração e ao nosso principal cliente: o munícipe”, enfatiza Fábio Pagani.