08.10.2013
Representantes da Associação para Promoção da Excelência do Software (Softex), da IMA - Informática de Municípios Associados, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Núcleo Softex Campinas e do CECOMPI (Centro para Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista) participarão no próximo dia 10 de outubro do workshop “Cidades Digitais”, que será realizado a partir das 13h00 no salão vermelho da Prefeitura de Campinas.
A proposta do encontro é aproximar a IMA, e as micro, pequenas e médias empresas (MPEs) associadas ao Núcleo Softex Campinas e ao CECOMPI com objetivo de trocar experiências, estabelecer parcerias e construir ofertas conjuntas de soluções para cidades digitais a serem oferecidas a diversas prefeituras, inclusive para a Prefeitura de Campinas.
“A iniciativa deverá levar à construção de um projeto-piloto de Cidade Digital em um município da região ainda a ser definido. As entidades darão suporte a este piloto, acompanhando o seu desenvolvimento e colocando a sua expertise e programas a serviço da iniciativa”, destaca Virgínia Duarte, gerente do Observatório Softex.
Fabio Pagani, diretor-presidente da IMA, lembra a importância de aproximação de MPMEs visando à montagem de um modelo de soluções para cidades inteligentes. “O que há disponível no mercado hoje são soluções prontas e desenvolvidas por grandes companhias multinacionais. O que estamos estudando neste evento é a construção de um modelo integrado somando competências de diversas empresas nacionais”.
Na análise de Edvar Pera Jr., coordenador-executivo do Núcleo Softex Campinas “se os resultados dessa interação entre as companhias forem positivos pretendemos disseminar esse formato em todo o Estado de São Paulo e, em seguida, em todo o Brasil, porém focando não apenas em Cidades Inteligentes, mas também em outros tópicos relevantes de forma a possibilitar a participação de empresas de todas as áreas”.
Para Marcelo Nunes, coordenador Cluster TICVALE “o exercício promovido por este workshop é mais uma prova que os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são importantes ferramentas para a consolidação de cadeias produtivas nacionais e que o apoio dos governos federal, estadual e municipal possibilitam não só o aprimoramento da competitividade, como o desenvolvimento da maturidade empresarial neste mercado, imprescindível para o desenvolvimento do país”.
O tema Cidades Digitais também será pauta do primeiro dia do II Encontro do Observatório, a ser realizado nos dias 31 de outubro e 1° de novembro, no Hotel Tryp, em Campinas. Na ocasião, IMA, CECOMPI, Softex Campinas e Softex Nacional preveem a assinatura de um convênio de cooperação para o desenvolvimento do projeto-piloto.
“Promoveremos um dia de amplo de debate sobre Cidades Digitais envolvendo fornecedoras de soluções, prefeitos de cidades da região, entidades de apoio e pesquisadores para discutir o estado da arte sobre o tema e mostrar que PMEs podem e devem participar da oferta de soluções em TIC para Cidades Digitais”, conclui Virgínia Duarte.
Para informações adicionais sobre o II Encontro visite: https://eventioz.com.br/e/ii-encontro-do-observatorio