Corpo gerencial da IMA participa do 1º Seminário de Planejamento Estratégico

04.10.2013

Sexta-feira, 04, das 9:00 às 17:00 horas, no Auditório do Noumi Plaza Hotel, aconteceu o 1º Seminário de Planejamento Estratégico. O evento foi destinado ao corpo gerencial, aos representantes escolhidos pela Presidência, Diretoria Administrativo-Financeira e Diretoria Técnica e aos representantes da Câmara de Recursos Humanos. Conforme a programação, os participantes foram recepcionados com café da manhã no espaço de convivência do Hotel e, em seguida, prestigiaram o início dos trabalhos pelos consultores da Fundap. Na sequência, os colaboradores reuniram-se, em grupo de três, para refletir sobre os desafios da empresa.

Ainda no período da manhã, ocorreu a abertura do Seminário pelo Presidente Fábio Pagani, e a participação do Diretor Administrativo-Financeiro, Juliano Finelli e do Diretor Técnico, Márcio Ricardo que explanaram sobre o objetivo do encontro e a oportunidade de colaborar com os debates e dinâmicas de trabalho. O evento foi ministrado pelo consultor Alberto, com o suporte dos consultores José Paulo, Antônio Grazia e Flávio, da Fundap - Fundação do Desenvolvimento Administrativo.

O planejamento estratégico se propõem a permitir uma visão clara das estratégias do negócio da empresa, estabelecendo prioridades, canalizando esforços na conquista dos objetivos, maximizando oportunidades e minimizando os riscos.

Para auxiliar na arquitetura do planejamento, a IMA contratou a consultoria da Fundap com 39 anos de experiência e com perfil para atender a gestão pública. E que tem por missão contribuir para a elevação dos níveis de eficácia e eficiência da administração pública, desenvolvendo projetos de consultoria organizacional, formação de recursos humanos, desenvolvimento de novas tecnologias de gestão administrativa e pesquisa aplicada, com foco especial em políticas sociais. http://novo.fundap.sp.gov.br/quem_somos.asp

O seminário destinado aos líderes gerenciais e aos representantes da IMA diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e execução, levando em conta as condições internas e externas da IMA e a sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha entendimento, coerência e sustentação. Os colaboradores participaram do encontro visando integrar as diversas áreas dentro de um projeto organizacional, fornecendo subsídios para o desenvolvimento institucional.

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico prevê o futuro da empresa, em relação a médio e a longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que e de que maneira deve ser executado.

Durante esta etapa do curso, os profissionais foram divididos em três grupos (azul, laranja e verde) de diferentes áreas para levantar os pontos e necessidades que ainda dificultam o aperfeiçoamento da empresa, tanto no nível interno quanto externo. Foi realizada, também, a análise dos desafios para o futuro da IMA, onde pode e quer chegar, bem como a revisão da identidade organizacional e o que a empresa possui de mais relevante e como lida com seus valores.

Após o almoço, que também aconteceu nas dependências do Hotel, ocorreu a formação dos três grupos e a discussão dos conteúdos propostos: 1) Missão e Visão, 2) Pontos Fortes e Fracos, 3) Ameaças e Oportunidades, contento eixos de ações sugeridas durante a plenária. Os grupos nomearam um redator, que foi o responsável pelo registro do entendimento, análise e conclusões. Os representantes escolhidos foram: Judith Nardez, Rodolfo De Santi e Ana Paula Gomes, que fizeram a apresentação do desenvolvimento, análise e síntese do grupo. O evento encerrou-se, como previsto, às 17:00 horas.

Importante salientar que a área pública tem sido colocada em xeque pela sociedade com relação às respostas que lhes são exigidas. O cidadão demanda padrões de excelência nos serviços oferecidos, exercendo seu direito de cobrar presteza no atendimento aos anseios sociais e no cumprimento da missão das instituições. Além disso, as organizações públicas não puderam crescer em tamanho o suficiente para acompanhar o ritmo do crescimento populacional do país. O incremento da demanda tanto qualitativa quanto quantitativa, no setor público, é fato inegável.

A Gerente de Inovação, Ana Paula Gomes, acredita que, “no caso específico de pontos fortes e fracos, pode destacar positivamente a experiência da IMA em atendimento ao governo e a diversidade e relevância de produtos e serviços oferecidos ao município.”

A Assessora de Relações Públicas, Judith Nardez fez uma análise sobre o momento: “O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da IMA. É o momento em que diretores, gestores e empregados dedicam parte do seu tempo para analisar os cenários em que a empresa está inserida.”

O Presidente da IMA, ressaltou a importância do momento para aperfeiçoar a dinâmica dos procedimentos da empresa, tornando as ações cada vez mais coesas. “Vivemos o momento da “era do juntos” é uma grande oportunidade para definirmos novas prioridades. Temos que planejar cada vez melhor, com novas diretrizes, tecnologias e conceitos. O Planejamento Estratégico ensina você a definir metas e a traçar caminhos mais seguros para alcançá-las. Se todos tiverem isso bem claro, a missão ficará muito mais fácil de ser cumprida.”, concluiu Fábio Pagani.

 

 

 

 

 

 

 

 

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