O 1º Concurso e Desfile de Moda Inclusiva, promovido pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, está com as inscrições abertas a partir desta segunda-feira, 22 de junho, e segue até o dia 31 de julho pelo portal da Prefeitura de Campinas no banner Moda Inclusiva.
Estudantes de ensino superior ou técnico de moda e design de moda de Campinas e região terão a oportunidade de se lançar como estilistas ao criar peças de roupas para pessoas com deficiência, bonitas e funcionais. Ao finalizar a inscrição, o candidato recebe um e-mail com a confirmação.
O objetivo do concurso é incentivar a inclusão da pessoa com deficiência também na indústria da confecção e produção da moda. A ideia de lançar um concurso de moda inclusiva, com desfile de peças criadas e confeccionadas a partir da seleção, surgiu na final da etapa do concurso estadual, em 2014, no qual a criatividade de futuros estilistas da região foi destaque.
Seleção
Serão 12 selecionados trabalhos por uma Comissão Julgadora, formada por cinco membros, sendo um da SMPD e quatro da sociedade civil, em voto secreto. A divulgação dos finalistas será no dia 17 de agosto, pelo Diário Oficial do Município, e o desfile com os desenhos escolhidos será no dia 15 de setembro, com anúncio dos vencedores.
Três estudantes serão premiados. O primeiro lugar vai ganhar uma viagem nacional aérea com direito a acompanhante e ainda uma máquina de costura, além de participar do Desfile Internacional de Moda Inclusiva, que vai ocorrer em São Paulo, no mês de novembro. O segundo e terceiro lugar vão receber máquina de costura e irão expor as peças na Feira de Reabilitação, em São Paulo, também no mês de novembro.