A IMA - Informática de Municípios Associados S/A - apresentou nesta quarta-feira, 12 de agosto de 2015, a ferramenta eletrônica “EJA Perto de Você”. A solução é parte da campanha “SEJA”, organizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), voltada à Educação de Jovens e Adultos na cidade de Campinas. O evento de lançamento ocorreu no Teatro IMA.
“EJA Perto de Você” é um conjunto de aplicações via Internet, desenvolvido pela IMA junto à SME e à Fundação Municipal para Educação Comunitária (FUMEC). A partir da solução, os jovens e adultos que têm interesse em iniciar ou retomar os estudos no Ensino Fundamental poderão obter informações sobre o atendimento oferecido, ver quais são as escolas localizadas perto de sua residência ou local de trabalho e fazer o cadastro visando a uma vaga. Esta, conforme o curso, poderá estar disponível em uma unidade da SME ou da FUMEC.
A ferramenta já está apta à utilização do público, com acesso via Portal do Cidadão no endereço: https://cidadao.campinas.sp.gov.br/. O portal, que está no ar desde o mês de julho, também é um desenvolvimento da IMA, em parceria com a Secretaria de Gestão e Controle. O mapa para consulta às escolas e às vagas da EJA também está disponível no Portal da Prefeitura e na página da SME.
“EJA Perto de Você” integra a campanha de chamamento ao público “SEJA”, cujo lançamento oficial também ocorreu durante o evento. A campanha será divulgada com cartazes em ônibus, escolas e outros estabelecimentos da Prefeitura, além de folders, chamadas no rádio e ações específicas nas instituições de ensino.
“A IMA é uma parceira em todas as ações da secretaria e da FUMEC, ajudando a atender melhor a população”, afirmou o diretor pedagógico da SME, Juliano Pereira de Mello, lembrando que a empresa é responsável, ainda na área de educação, pelas ferramentas Integre, GALES, SER, Educação Infantil Perto de Você, Boletim Eletrônico e Projeto Pedagógico Online.
Nesta quarta, Pereira de Mello compôs a mesa de apresentação do evento ao lado da diretora executiva da FUMEC, Darci da Silva, e do presidente da IMA, Fábio Pagani. O diretor pedagógico se emocionou ao ler as palavras da aluna da EJA Izabel Soares, exposta em um dos cartazes: “agora que voltei a estudar, me sinto viva”. A dona de casa, 57 anos, considerava-se “totalmente analfabeta” e começou a frequentar o curso da unidade Viracopos há quatro anos. Ela almeja prestar exame vestibular em 2016 e se tornar professora de matemática.
Segundo dados de 2014 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Campinas tem uma população de 200.597 pessoas como Izabel, com o Ensino Fundamental incompleto, além de 16.055 eleitores não alfabetizados. Atualmente, a SME oferece 3.594 vagas e possui um total de 2.278 alunos matriculados na EJA, enquanto que a FUMEC conta com cerca de 2.500 estudantes. Essa é apenas uma pequena parcela da demanda potencial de alunos para essa categoria de ensino no município.
“É o nosso desafio trazer esses alunos. Há uma demanda grande e temos vagas. Com essa ferramenta e mais acesso à informação, acreditamos que podemos suprir isso”, disse a coordenadora pedagógica da SME, Elise Batista.
“Tenho muito orgulho em identificar para quem trabalhamos: o cidadão. Temos uma responsabilidade muito grande, com 3,2 milhões de pessoas na Região Metropolitana de Campinas, e nós, da IMA, a Prefeitura e as Secretarias trabalhamos como parceiros para atender às necessidades das pessoas. Foi isso o que se pediu nas manifestações de 2013 e o que se pede hoje”, afirmou Pagani.
No teatro da IMA, também estiveram presentes cerca de 120 funcionários de estabelecimentos de ensino municipais, entre professores, diretores, vice-diretores e orientadores pedagógicos que puderam conhecer melhor a campanha e a nova solução eletrônica. Assim como em outros eventos organizados pela Prefeitura, o Teatro IMA foi disponibilizado sem custos pela empresa.