Lançado em 17 de julho de 2015 em evento com a presença do prefeito Jonas Donizette, o Portal do Cidadão completa um mês de existência tendo superado a marca de 1 mil usuários cadastrados. O sistema desenvolvido pela IMA (Informática de Municípios Associados S/A) em parceria com a Secretaria de Gestão e Controle reúne todos os serviços online da Prefeitura de Campinas em um só lugar e pode ser acessado no endereço: https://cidadao.campinas.sp.gov.br.
O portal chega ao primeiro mês de vida com 1.005 cidadãos cadastrados e 27.203 visualizações de páginas, números bem recebidos por Thiago Milani, diretor de controle preventivo da Secretaria de Gestão e Controle.
“Está dentro do planejado. Como é algo novo e estamos aos poucos incorporando novos serviços, está um número bom”, avalia Milani. “Mil pessoas já estão participando e a ideia é que aumente cada vez mais. Estamos recebendo elogios e sugestões de melhorias, agora a tendência é o crescimento ser exponencial. Temos alguns aplicativos programados para entrar, pelo menos um por semana, e estamos conseguindo atingir essa média”.
A plataforma oferece atualmente 14 serviços, sendo o 156 online o mais acessado até aqui. Desde o lançamento, quatro novos aplicativos foram agregados ao sistema: Boletim Escolar, Busão na Hora, Consulta de Protocolos e Educação de Jovens e Adultos Perto de Você. Os outros serviços oferecidos são, além do 156: agenda de eventos; alertas do Diário Oficial do Município; consulta de alvarás de aprovação e execução online; consulta de IPTU; solicitação de certidão negativa de débito de imóvel; autenticação da certidão negativa via assinatura eletrônica; mapa de serviços; busca de vagas nas escolas; e busca de medicamentos.
“O objetivo é que tudo que se relacione à Prefeitura seja pelo portal, como inscrições, formulários. Em conjunto com a IMA, que está desenvolvendo, podemos captar o que o cidadão precisa e conversar mais com ele”, prossegue Milani. Ele prevê que até o final do ano a plataforma reúna uma grande base de dados que a torne uma ferramenta de gestão muito útil. “Saberemos onde estão a maior demanda e os maiores problemas, além de quais eventos de que pessoas gostam”, diz.
Na área técnica, a novidade facilita a vida do munícipe evitando o grande número de cadastros antes necessário para acessar os serviços nas páginas das Secretarias na Internet. Conforme explica o analista de sistemas da IMA Daniel Paixão Fontes, mediante o cadastro do CPF o portal consegue percorrer os diversos sistemas da Prefeitura e disponibilizar os dados ao usuário.
“O sistema nunca é concluído, está sempre aberto para serviços novos. Vai virar o principal canal do cidadão com a Prefeitura”, afirma Fontes, líder do projeto na IMA. Ele destaca ainda que o portal é responsivo, adaptando-se a dispositivos de qualquer resolução como tablet, smartphone e smart TV, e promove a personalização do serviço público, tendo inteligência artificial para indicar assuntos ao usuário por meio do seu cadastro de interesses e dos assuntos que ele mais acessa.
Veja os números do primeiro mês do Portal do Cidadão:
- 1.005 cidadãos cadastrados
- 3.318 mensagens enviadas
- 2.120 chamados do 156 rastreados
- 838 chamados do 156 criados
- 1.801 protocolos rastreados
- Média de 250 visitantes por dia
- 27.203 visualizações
- 28% dos visitantes retornaram ao site
- Tempo médio da visita é de 4 minutos e 56 segundos
- Aplicações mais acessadas:
1ª - 156
2ª - Protocolos
3ª - Alertas do Diário Oficial do Município
4ª - Agenda de Eventos