Sociedade de economia mista cuja acionista majoritária é a Prefeitura Municipal de Campinas (PMC), a IMA (Informática de Municípios Associados S/A) tem conseguido reduzir em cerca de 50% o número de etapas necessárias para seus processos internos. Os resultados são obtidos a partir do modelo de gestão Lean Thinking (Mentalidade Enxuta), que é aplicado na empresa desde julho de 2014 e tem sido expandido para outros órgãos da administração pública, como o Hospital Mário Gatti e a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS).
A filosofia gerencial Lean é inspirada no Sistema Toyota de Produção (TPS) e busca o maior aproveitamento dos recursos, promovendo a melhoria contínua dos processos por meio da identificação e da eliminação de desperdícios. Até aqui, a IMA estabeleceu esse modelo em 32 iniciativas: muitas delas se dirigiram a trâmites internos, como o de compras com ou sem licitação, enquanto que nove tiveram impacto direto no atendimento ao público.
No Porta Aberta, atendimento tributário oferecido em parceria entre a IMA e a Prefeitura no Paço Municipal, houve uma redução de quatro etapas e 58% do tempo médio de espera do cidadão (de 40 para 17 minutos), sendo implantado o check-list de documentos na triagem e uma integração nos sistemas operacionais. No setor de radioterapia do Mário Gatti, o tempo para o início do tratamento caiu entre 40% e 60%, sendo reduzidas cinco etapas nesse processo.
Esses resultados foram expostos pelo presidente da IMA, Fábio Pagani, e pelo gerente de Suprimentos, Sivaldo Teodoro, em palestra durante o Encontro Lean Campinas. O evento, organizado pelo Lean Institute Brasil, ocorreu na manhã desta quinta-feira (17/09/2015), no Hotel Nacional Inn, reunindo empresários e agentes públicos. Entre os presentes estavam o vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira, e o Secretário Municipal de Recursos Humanos, Marionaldo Fernandes Maciel.
“É muito importante salientar que Campinas, através da IMA, tem inovado e trazido o Lean para a administração pública, o que já está dando resultados”, afirmou o vice-prefeito. “É uma filosofia que enxuga e otimiza os trabalhos, então você repensa o que está fazendo. Deveria ser observada por todas as cidades e todos os órgãos públicos com interesse em aprimorar os seus trabalhos”.
Em julho passado, a IMA já havia apresentado as melhorias ao prefeito Jonas Donizette, que aprovou a extensão do modelo a outros órgãos da administração. “Quando viu que o Lean é humanista e melhora a vida dos funcionários e do cidadão, o prefeito aprovou na hora”, disse Fábio Pagani. “A IMA começou o processo internamente, o que é mais fácil por sermos uma sociedade anônima, embora pública. Vendo o modelo funcionar, as áreas de gestão e RH da Prefeitura, além do Mário Gatti, perceberam que podiam aplicar também, e estamos ajudando o Poder Público nessa jornada”. A empresa tem oferecido cursos para auxiliar a implementação do Lean na EGDS. Os próximos passos programados são para iniciar o modelo também na área da diretoria da administração da Saúde e na Secretaria de Recursos Humanos.
- Saiba mais sobre o Encontro Lean Campinas no link: http://www.lean.org.br/encontro-lean-campinas-2015.aspx
- Veja notícia sobre o evento no Portal da Prefeitura Municipal de Campinas: http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=28134