Software da Educação leva Campinas à final do maior prêmio do País

Sistema desenvolvido em parceria entre a IMA (Informática de Municípios Associados S/A) e a Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Pedagógico Online está entre os 16 finalistas do Prêmio e-Gov (Excelência em Governo Eletrônico). A premiação é considerada a mais importante do País em tecnologia para área pública, sendo promovida pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

O Prêmio e-Gov existe desde 2002, é realizado anualmente e tem por objetivo reconhecer e incentivar o desenvolvimento de soluções de governo eletrônico na administração pública, além de divulgar ações que visem a modernizar a gestão pública em benefício da população.

Para este ano, foram realizadas 114 inscrições envolvendo cidades de todo o Brasil. Dessas, 16 foram selecionadas como as finalistas – apenas duas são do Estado de São Paulo. A iniciativa vencedora será anunciada no próximo dia 7 de outubro, em Salvador, durante a abertura do Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (Secop).

O Projeto Pedagógico Online foi implantado em abril de 2015 em toda a rede municipal de ensino de Campinas. O documento é elaborado a cada quatro anos de forma obrigatória pelas escolas, e anualmente se adiciona um adendo. Ele deve ser construído em conjunto pelos diversos profissionais atuantes no colégio e depois aprovado pelos supervisores da Secretaria e pelos representantes regionais dos cinco Núcleos de Ação Educativa Descentralizada (Naeds) da cidade. Anteriormente, todo esse processo acarretava diversas impressões, passando de mão em mão para eventuais adendos ou correções; como cada projeto tem cerca de 300 páginas, estima-se que 640 mil folhas por ano sejam economizadas a partir do sistema eletrônico.

“A solução traz benefícios em três aspectos”, explica o diretor pedagógico da Secretaria de Educação, Juliano Pereira de Mello. “Na sustentabilidade, em termos de redução do uso de folhas e impressão; na otimização dos processos de gestão, envolvendo desde o gabinete da secretaria até a própria escola; e no acesso da comunidade, pois muitas vezes os pais ou responsáveis dos alunos precisavam ir à escola e pedir uma cópia para terem acesso ao projeto. Agora não, por meio do computador conseguem fazer a leitura de casa”.

Das 183 escolas da rede municipal, 136 já finalizaram o projeto pedagógico do próximo quadriênio. As outras 47 estão em processo de elaboração, sendo que a plataforma permite aos gestores saber qual parte do documento necessita de alguma correção ou aguarda aprovação – tudo instantaneamente.

O desenvolvimento da ferramenta na IMA envolveu uma equipe de 13 profissionais, liderada pela analista de sistemas Andressa Petroli de Souza. “A solução é independente do Integre (sistema de Gestão da Rede de Ensino de Campinas, cuja base de dados é a oficial do Município, agregando informações e subsidiando dados de outros sistemas da Educação, desenvolvido pela IMA para SME), então pôde andar por si só, com técnicas novas, mas quando utilizado juntamente com o Integre, este importa dados, não havendo a necessidade de retrabalho por parte das escolas. Assim, pode ser utilizado também por escolas particulares e estaduais. Ele ficou com um design agradável e com isso foi muito bem recebido, tornando-se referência para outros sistemas da Educação. Esse projeto veio fazer um marco”, afirma Andressa.

No dia 7, o presidente Fábio Pagani e o diretor administrativo-financeiro Paulo Zanella representarão a IMA na cerimônia de premiação. Durante o evento, será conhecida a iniciativa vencedora do "Prêmio Excelência em Governo Eletrônico" (categoria geral) e ainda serão agraciados com menção honrosa outros concorrentes, em um máximo de oito: quatro na categoria e-Administração Pública (na qual compete o Projeto Pedagógico Online) e quatro na e-Serviços Públicos.

“O sistema é um instrumento colaborativo de construção de algo que é importantíssimo: a base de todo o programa de educação”, diz Pagani. “Com ele, a IMA volta a aparecer no cenário nacional, figurando como uma empresa pública relevante, ainda mais em uma área importantíssima como é a educação”, completa. A IMA já esteve entre os finalistas do prêmio em 2008, com a solução Prefeitura Móvel, uma parceria com a Secretaria de Finanças para atendimento tributário presencial. Na ocasião, recebeu menção honrosa na categoria de serviços voltados ao cidadão.

- Veja a lista das iniciativas finalistas da premiação: http://www.premio-e.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=5 

- Saiba mais sobre o Projeto Pedagógico Online e tenha acesso ao conteúdo público: https://pponlinesme.campinas.sp.gov.br/login.php?status=3

- Imagem: equipe desenvolvedora do Projeto Pedagógico Online, com Edna Ribeiro, Thiago Cunha, Daniel Garcia, Andressa Petroli, Fabiana Bugati, Cássio Castro, André Adib, Guilherme Bernhardt e Benetti Coelho (da esq. para dir.)

Conheça os integrantes do projeto:

Edna Ribeiro – Coordenadora
Andressa Petroli de Souza – Líder do Projeto
Benetti Coelho – Codificador
Bruno Beraldo – Codificador
Cássio Castro – Codificador
Daniel H. Garcia – Codificador
Edson R. Bachiega – Especificador
Fabiana Bugati – Codificadora e Especificadora
Guilherme F. Bernhardt – Codificador
Ricardo A. M. Bortolotti – Codificador
Thiago A. Cunha – Codificador
Vagner T. Inácio – Codificador
André Adib – Designer

 

 

 

 

 

 

Ir para topo