15/4/16
Promover o encontro entre pessoas dispostas a ajudar o próximo e as entidades assistenciais de Campinas, que precisam cada vez mais de auxílio especializado, é o objetivo de um site desenvolvido pela IMA. Essa ferramenta está a serviço do Movimento Transforma Campinas, que foi lançado esta semana pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e pela primeira-dama Sandra Ciocci, no auditório da FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas).
O objetivo é fortalecer o voluntariado na cidade, através do cruzamento de dados das pessoas interessadas em ajudar e das ONGs (organizações não-governamentais). Em apenas um dia de funcionamento, a plataforma registrou o cadastro de 142 voluntários e de 32 entidades.
A ideia chegou a Campinas através da primeira-dama, após uma visita a Recife (PE), onde foi iniciado o movimento. O responsável pelo projeto na IMA, o analista de sistemas Glaison Alencar, da Gerência de Soluções, explicou que o objetivo é auxiliar as entidades a encontrar mais voluntários. É com esse intuito que foi desenvolvido o site, em que as ONGs cadastram as vagas e os serviços disponíveis, assim como as pessoas que possuem interesse e tempo para ajudar.
A gestão desse trabalho de unir voluntários às ações que mais se identificam nas entidades caberá à FEAC. “Não é porque a pessoa vai se cadastrar como voluntária que ela vai realmente ser voluntária. Ela vai passar por toda uma análise pelo pessoal da FEAC, vai saber como funciona o trabalho. Ela vai ser preparada antes de ser encaminhada para as entidades”, explicou Glaison. Além disso, os voluntários passarão por um curso de formação. Com as entidades é o mesmo processo. A FEAC vai averiguar todas as entidades cadastradas e analisar se os projetos apresentados são viáveis.
No site, o voluntário preencherá um formulário com seus dados pessoais, de formação, as áreas de interesse e os dias e horários em que poderá atuar. Já as entidades informarão que tipo de trabalho vão desenvolver e as vagas disponíveis. O site também terá um “voluntariômetro”, através do qual será possível saber quantas horas os voluntários campineiros possuem de disponibilidade para ajudar o próximo.
O contrato entre a Prefeitura Municipal de Campinas e a FEAC para o desenvolvimento do programa estabelece que a federação manterá todos os direitos autorais sobre o sistema, o que garantirá a continuidade do movimento, mesmo após mudanças na gestão do município. O site do movimento é o www.transformacampinas.com.br.