23/03/2020 - Em meio à pandemia desencadeada pelo coronavírus, a IMA, Informática de Municípios Associados S.A., apressou-se para entregar a plataforma digital que dispensa o atendimento presencial no Procon da cidade de São José dos Campos.
A previsão inicial era para que o sistema entrasse em operação a partir de maio. A presença do Covid-19 em todo o Brasil, no entanto, obrigou a aceleração do processo para reduzir o atendimento presencial, colaborando para reduzir também a disseminação da doença.
“Os módulos já haviam sido entregues e instalados para o Procon de São José. Estávamos na fase de testes e treinamentos”, disse o presidente da IMA, Fernando Garnero. “Montamos vídeos tutoriais finalizando o treinamento e mantemos uma equipe de suporte à distância para eventuais dúvidas”, finalizou.
Desenvolvido pela IMA – Informática de Municípios Associados e aplicado com êxito na cidade de Campinas desde 2015, o Procon 100% Digital, sistema de atendimento eletrônico para consumidores de produtos e serviços, agora integra também a plataforma eletrônica do município de São José dos Campos (SP), por intermédio da Diretoria de Proteção ao Consumidor da Prefeitura local.
O contrato para a implantação da plataforma, celebrado em janeiro, entre o prefeito local, Felício Ramuth, e o de Campinas, Jonas Donizette, é composto de cinco módulos e tinha previsão de estar em plena operação no mês de maio.
O sistema oferecido para o Procon São José foi premiado no CONIP 2016 Excelência na categoria Serviços. O projeto se destacou entre 61 trabalhos inscritos de todo o Brasil, como exemplos de iniciativas que utilizam a tecnologia da informação para a melhoria dos serviços públicos.
O Procon 100% Digital é um completo sistema de gestão de Procons, que funciona totalmente na WEB, na modalidade ‘Software as a Service’ (SaaS – software como um serviço), na qual outros municípios e até Estados poderão utilizar a solução. Os consumidores podem relatar denúncias e reclamações com fotos, vídeos e áudios, a partir de qualquer smartphone.
Composto por cinco módulos, cada um com vários processos, o sistema possui três inovações:
1) Módulo de fiscalização totalmente digital, incluindo GPS para localização dos fiscais em tempo real;
2) Plataforma de renegociação de dívidas diretamente entre consumidor e instituições financeiras;
3) Dosemetria de multas, cuja finalidade é apenar com severidade os fornecedores reincidentes.
Com eficiência já comprovada na prática, o Procon Digital permite a redução em mais de 95% da utilização de papeis impressos e dá total transparência em todos os atos para advogados e prepostos das empresas. O tempo de solução das demandas em Campinas passou de quatro meses para apenas 20 dias, em média. Espera-se que a mesma efetividade seja alcançada em São José dos Campos.
O sistema também possibilita o acompanhamento em tempo real por parte dos consumidores dos seus respectivos processos. “Nosso tempo mínimo para solução de um caso era de 361 dias. Com o Procon Digital fornecido pela IMA, vamos de imediato reduzir para 60 dias e queremos chegar ao nível de Campinas, também finalizando o processo em 20 dias”, disse a secretária municipal de Apoio Jurídico de São José dos Campos, Melissa Pullice.
O sistema foi fornecido pela IMA para utilização em São José dos Campos por dois anos ao custo de R$ 1,23 milhão, que serão pagos em 24 parcelas de R$ 51 mil.