1º Prêmio Startup Campinas

25.10.2013

Jovens empreendedores de dez equipes classificadas, através de uma triagem inicial de todos os inscritos, com objetivos de transformar planos de negócios inovadores em novos empreendimentos se reuniram na tarde de sexta-feira, 25 de outubro, no Salão Vermelho do Paço Municipal para participarem do 1º Prêmio Startup Campinas.

Startpus são empresas de pequeno porte, recém-criadas ou ainda em fase de constituição formal, que desenvolvem projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras.

A iniciativa do prêmio - que faz parte do Programa de Empreendedorismo e Inovação da Administração - é importante e congrega o esforço de entidades públicas e privadas que já realizam diversas ações de promoção do empreendedorismo na região. A realização do 1º Prêmio Startup Campinas é da Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec), com a parceria do Sebrae Campinas; do Núcleo Softex Campinas, da Samsung e da BlackNoir, além de ter o apoio da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), da IMA - Informática de Municípios Associados, da Associação Brasileira de Startups e da Associação Campinas Startups.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo entregou o 1º Prêmio Startup Campinas laureando os três mais bem avaliados projetos no concurso. O primeiro lugar foi para a Pluricell Biotechnologies, startup voltada à biotecnologia e que apresentou projeto de uma plataforma de testes baseadas em células humanas, ao contrário do uso de animais em pesquisas. O segundo lugar ficou para Limplix e o terceiro para a Hesteq.

Foram selecionados 10 projetos e os três vencedores foram julgados por uma comissão técnica que reuniu representantes da Unicamp, Samsung, Núcleo Softex Campinas, da Associação Campinas Startup, da IMA - Informática de Municípios Associados e da Prefeitura de Campinas.

Premiação

As três startups vencedoras passarão por um período de três anos de incubação na Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec) e por treinamentos do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As vencedoras também receberam troféus e medalhas da Prefeitura e equipamentos eletrônicos (tablets e notebooks). O presidente da IMA, Fábio Pagani, representou o prefeito Jonas Donizette no evento e entregou o prêmio à Pluricell Biotechnologies, que foi a grande vencedora do evento.

O Presidente Fábio Pagani, disse que “existem desafios à frente, mas o importante é resgatar a vocação da cidade de Campinas como principal polo da Ciência e Tecnologia do Estado, pois aqui concentram-se inúmeras empresas de TI, centros de tecnologia, universidades e principalmente esta Administração que vem fomentando iniciativas ligadas ao segmento. Inovação é trazer o novo que vem de dentro. Por isso, é importante empreender com inovação, com espírito criativo e buscando novos caminhos e soluções.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ir para topo