Aceleradora de Campinas seleciona startups vencedoras em evento no dia 7 de março

28.02.2014
 

A Aceleradora de Campinas, uma parceria entre o Núcleo Softex Campinas, a Prefeitura Municipal de Campinas e a IMA - Informática de Municípios Associados, realiza no dia 7 de março um evento aberto ao público onde serão escolhidas as 10 empresas que passarão por processo de aceleração durante o ano de 2014. Na oportunidade, 16 startups pré-selecionadas apresentarão seus projetos a uma banca julgadora, que ao final do dia anunciará os vencedores. O evento acontece a partir das 9h, no Salão Vermelho da Prefeitura.

De acordo com Edvar Pera Jr., diretor executivo do Núcleo Softex Campinas, a escolha das startups marca o fim de um processo seletivo vitorioso. “Ao todo, tivemos 58 projetos inscritos, de diferentes setores que trabalham com alta tecnologia como telecomunicações, energias renováveis, farmacêutica, química, biotecnologia e software”, afirma.

A avaliação final dos projetos será feita por uma banca composta por membros do Núcleo Softex Campinas, da Prefeitura, da academia e potenciais investidores. Entre os pontos que serão avaliados estão o potencial inovador das propostas, o modelo de negócio e a sua escalabilidade.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento Econômico, Mariana Savedra, “O número de submissões recebidas, a natureza das propostas e  a qualidade mostram a firme adesão dos empreendedores de base tecnológica do município ao programa. Isto chancela a importância desta iniciativa e mostra que o município segue na direção certa ao priorizar políticas públicas voltadas ao empreendedorismo e à inovação”.

STARTUPS

Depois de escolhidas, as startups receberão suporte do Núcleo Softex Campinas - que será responsável pela operação da aceleradora - para que o negócio se consolide no mercado em que atua. “Os participantes terão auxílio e mentoria de profissionais com grande experiência no mercado de tecnologia, que os ajudarão a tomar as decisões corretas e superar as dificuldades iniciais de qualquer projeto empresarial”, afirma Edvar Pera Jr.

Na fase final da aceleração, as empresas serão preparadas para receber investimentos e apresentarão sua proposta de negócios a um grupo de investidores. Diferentemente do processo realizado pela maioria das aceleradoras privadas, o programa da Aceleradora de Campinas é oferecido sem ônus para as empresas participantes, e também não exige cessão de quotas ou capital da empresa.
 

 

 

 

 

 

 

Ir para topo