12/08/2008
Cerca de 30 alunos que estão concluindo o curso profissionalizante em Telemarketing do Senac fazem uma visita à Informática de Municípios Associados S/A (IMA), na tarde desta quarta-feira, 13/08, para conhecer o funcionamento do call center da empresa.
Através do seu call center, a IMA auxilia a Prefeitura de Campinas a agilizar e facilitar a relação entre o contribuinte e a Administração Municipal, prestando atendimento através de telefone, e-mail, chat e fax.
“E justamente este processo focado no acolhimento, na qualidade do atendimento, que eu considero o diferencial de nosso call center e que eu pretendo destacar para os alunos durante a visita”, afirma Kátia Cereda Nascimento, gerente de Atendimento ao Cidadão da IMA.
Para Kátia, este padrão de qualidade é fruto, em grande parte, do poder de resolução conferido aos atendentes. “O cidadão liga e, na maioria das vezes, obtém a resposta para sua dúvida ou a solução para o seu problema no primeiro contato, na hora. Sem dúvida isto traz conforto e economia para a população, mas, por outro lado, exige um preparo e uma responsabilidade muito grandes de quem está prestando o atendimento”.
A professora do Senac, Maria Aparecida Mattos, aposta na visita como forma de possibilitar aos alunos vivenciarem, na prática, o que viram em sala de aula. “Eles terão oportunidade de conversar com atendentes, ver como é organizado um call center e, a partir daí, terão uma noção melhor de como aquela teoria aprendida na escola está presente no dia-a-dia de quem exerce esta função”, avalia.
O curso de telemarketing é um dos módulos oferecidos pelo Senac aos alunos que fazem parte da turma de jovens aprendizes. Eles têm entre 15 e 18 anos e, para fazerem parte da turma, devem, ainda, estar cursando o curso médio e realizando um estágio remunerado em uma empresa ou instituição da região.