23/06/2009
A presença de 12 empresas fornecedoras de equipamentos e serviços na área de Telecomunicações, além de outras instituições interessadas em conhecer o processo, fez com que a Audiência Pública 001/2009, para Prestação de Serviços de Comunicação de Dados IP Ponto a Ponto, atingisse a expectativa da Informática de Municípios Associados S/A e se mostrasse um caminho inovador para contratação de serviços desta natureza.
O encontro ocorreu na terça-feira, dia 23 de junho, na sede da IMA, e possibilitou o intercâmbio de de informações entre as prestadoras de serviços e a empresa de economia mista da Prefeitura Municipal de Campinas. Os representantes das empresas puderam esclarecer dúvidas, apresentar suas tecnologias e equipamentos, e fazer sugestões ao processo.
"A Audiência atendeu plenamente às nossas expectativas. A presença dos principais atores do mercado terá um efeito positivo, aumentando a competitividade e a transparência no processo licitatório", avaliou Marcelo Pimenta, diretor técnico da IMA. De acordo com ele, os benefícios serão sentidos pela Prefeitura de Campinas que poderá contar com serviços com mais qualidade a custos menores.
A IMA avaliará, agora, as informações coletadas, bem como as sugestões feitas, e confeccionará um edital para criação de um cadastro de pré-qualificação. O prazo para a conclusão desta etapa é de 15 dias. Depois, o edital será publicado no site da IMA e os interessados terão mais dez dias para avaliarem a peça final. Esperamos publicar o edital definitivo em no máximo trinta dias, avalia Pimenta.
Um dos responsáveis diretos pela organização da Audiência, o assessor de Telecomunicações da IMA Francisco Seniuk também ficou contente com o resultado. O evento atingiu o efeito que gostaríamos, evidenciando, desde já, a transparência do processo concorrencial e a sua adequação aos nossos objetivos, que é a contratação de mais de conectividade IP para mais de 400 pontos nas mais diversas regiões da cidade, explicou.
Segundo Seniuk, tal como está sendo conduzido, o processo deve reduzir os custos e aumentar a qualidade dos serviços de comunicações de dados para os órgãos e empresas da Prefeitura Municipal de Campinas.
As empresas presentes na Audiência foram OI, Telecamp, Net Campinas, Telefónica, Tele Design, Embratel, Algar Telecom, NEC, Interquatti, Intelig Telecom, CTBC e Fraga Medeiros. Também surpreendeu positivamente a presença de representantes de outras instituições, como a Unicamp, interessadas em conhecer como estava se dando o processo de Audiência Pública.