26.03.2014
Os bolsistas do Programa Jovem.Com atuam na 3ª Semana de Cultura Digital de Campinas e Região. fazendo a cobertura colaborativa do evento, que envolve entrevistas, fotografias e filmagem da população envolvida no fórum. As atividades que tiveram início nesta quarta-feira, dia 26 de março vão até este sábado, dia 29, no Largo da Catedral Metropolitana de Campinas.
O encontro, que tem como tema “A internet vai pra rua” conta com exposições, oficinas de instalação de software livre, jogos de tabuleiro, rodas de conversas sobre rádios comunitárias e internet e sobre o portal do projeto Humaniza SUS, invasão do ônibus hacker, entre outras intervenções urbanas. Até sexta-feira as ações ocorrem das 14 às 21 h e no sábado, das 9h às 13h.
A semana é organizada pelo Fórum de Cultura Digital de Campinas (FCDC) e a participação é gratuita e aberta a todos que desejam participar ou promover alguma interação social ou virtual no espaço.
O evento acontece em praça pública como forma simbólica de levar a internet para a rua. De acordo com os organizadores esta é uma maneira de reforçar todo o potencial mobilizador que a internet tem como ferramenta.
Além do Jovem.Com que fará a cobertura colaborativa, diversas entidades apresentarão seus projetos, entre elas, o Comitê para Democratização da Informática (CDI), Museu da Imagem e do Som (MIS), Centro Cultural de Inclusão Integração Social (CIS-Guanabara), Jongo Dito Ribeiro e ONG Caminhando.
O destaque fica por conta do projeto “Invasão do Ônibus Hacker” – todos os dias entre 14 e 21h – que apresentará oficinas sobre novas perspectivas de capacitação e autonomia, no que diz respeito ao financiamento de projetos (crowdfunding); que dialogam com intervenções cultural e/ou artística; que promovem a produção crítica a respeito do domínio das tecnologias digitais e novas ideias de criação de vídeos educacionais livres para a divulgação de artes manuais, como crochê.
A IMA Informática de Municípios Associados disponibiliza o apoio da infraestrutura no local do evento, possibilitando aos cidadãos o acesso ao sinal da internet "Campinas Digital" e principalmente com apoio logístico de computadores instalados na tenda destinada à Semana de Cultura Digital.