Câmara de Santa Bárbara visita a IMA

15/02/2012

 

Uma equipe com cinco gestores da Câmara de Vereadores de Santa Bárbara D´Oeste visitou a Informática de Municípios Associados S/A (IMA) nesta quarta-feira, 15/02, com o objetivo de conhecer a estrutura da empresa e avaliar a possibilidade de adquirir serviços de infraestrutura de redes e telecomunicações e de gerenciamento eletrônico de documentos, além do Sistema de Protocolo.

“A IMA possui uma estrutura muito boa e tem condições de atender todas as nossas necessidades”, avaliou Renato Quintela, diretor Administrativo-Financeiro da Câmara de Santa Bárbara. De acordo com ele, a prioridade no momento é construir uma infraestrutura de comunicações de dados que permita a automatização dos processos no órgão, com a utilização de ferramentas de Tecnologia da Informação.

Além de buscar uma proposta da IMA para construção desta infraestrutura, incluindo a implantação de uma rede de dados e de áreas com acesso à Internet sem fio (WiFi), os técnicos de Santa Bárbara conheceram o sistema de Protocolo da IMA e o Imaged.  O primeiro permite cadastrar documentos em um órgão público e controlar o seu trâmite ao longo de todo o processo administrativo e o segundo possibilita que informações que antes estavam apenas em papel sejam digitalizadas e recuperadas instantaneamente na tela do computador.

“Estamos, pelo menos, oito anos atrasados no que se refere à informatização. Vamos, a partir de agora, promover uma modernização tecnológica da Câmara, focando principalmente em soluções desenvolvidas em plataforma livre”, revelou Quintela.
O diretor de Controladoria do órgão, Alex Borges, disse que a intenção é não esperar muito tempo e, tão logo a infraestrutura esteja pronta, o que está previsto para acontecer ainda este ano, tenha início o processo de implantação dos aplicativos. De acordo com ele, o GED seria a prioridade entre as ferramentas tecnológicas. “A intenção é digitalizar as proposituras, as leis e o acervo da Biblioteca da Câmara, disponibilizando o acesso através da Web”, disse.

Quanto ao sistema de Protocolo, Quintela afirmou que a Câmara já utiliza uma solução proprietária, mas a possibilidade poder ter o controle sobre a tecnologia torna a solução da IMA mais atraente. “Vamos trazer as pessoas responsáveis pelo protocolo para que possam avaliar o software a partir das suas necessidades, mas me parece que ele é bem completo”, concluiu.

Também integraram a equipe de Santa Bárbara Carlos Vidal, chefe do Setor de Apoio Administrativo, Além de Gustavo Bilha e Matheus Siqueira e Silva, técnicos de Informática.
 

 

 

 

 

 

 

Ir para topo