26/10/11
Gestores e técnicos de informática que prestam serviços para a Prefeitura Municipal de Carapicuíba estiveram na IMA nesta quinta-feira, 28 de outubro, para conhecer mais detalhadamente a experiência de Campinas na implantação do Sistema Integrado de Gestão de Atendimento (Siga Saúde) no Município.
O SIGA é um sistema livre, desenvolvido por um conjunto de empresas para a Prefeitura de São Paulo, que, por sua vez, disponibiliza a sua utilização para outros municípios, mediante convênio. Em Campinas, a IMA é a responsável pela implantação do software, adaptando-o às especificidades da Rede de Saúde do Município. Ao longo de sua implantação, a empresa absorveu a tecnologia utilizada no sistema, que contribuiu para uma série de medidas que melhoraram o atendimento na área da Saúde, como a entrada em operação do Disque-Saúde e a utilização do Cartão SUS.
Para conhecer com maior profundidade o funcionamento do sistema, os técnicos também visitaram o Centro de Saúde da Vila Costa e Silva, onde tiveram uma ideia dos impactos que a informatização gera na qualidade do atendimento à população e no trabalho dos profissionais da área.
"Lá em Carapicuíba, estamos ainda na era do papel, com o preenchimento manual de fichas para qualquer procedimento, o que toma muito tempo e gera uma quantidade enorme de retrabalho. Fiquei muito impressionada com o que vi. Embora a nossa estrutura física seja diferente, pois Campinas é economicamente mais forte que Carapicuíba, acredito que a implantação do Siga no nosso município possa trazer muitos ganhos", avaliou Cristina Maria Viegas, Diretora de Tecnologia da Informação (TI).
Ela destacou que a possibilidade que o software traz de integração com o Sistema Único de Saúde abre um leque de possibilidades. "Hoje, gastamos muita energia para gerar as estatísticas e as contagens sobre a produção das unidades descentralizadas, se implantado, o que o sistema passaria a fazer instantaneamente".
Para Silvestre de Lima, gestor de TI que dá apoio à Prefeitura de Carapicuíba, o SIGA permite gerar informações precisas, que podem contribuir para que os gestores da pasta possam fazer um planejamento melhor das ações que irão tomar.
José Carlos do Santos, analista de processos que também acompanhou a visita, lembrou que o município está investindo em infraestrutura para poder viabilizar a implantação de um sistema deste porte.
O Município de Carapicuíba integra a Região Metropolitana de São Paulo e teve origem em uma das doze aldeias fundadas pelo Padre José de Anchieta, por volta de 1580. Pouco se desenvolveu até a chegada dos trilhos da velha estrada de ferro Sorocabana, tendo tornado-se município em 1965. Atualmente, possui cerca de 400 mil habitantes e é pouco industrializado, mas abriga uma gama importante de empresas do setor atacadista e de hipermercados.