A IMA (Informática de Municípios Associados S/A) premiou na noite da última quinta-feira (29/10) os vencedores do “I Concurso Cultural Era Uma Vez...”. O evento ocorreu no Teatro IMA e contou com a presença do prefeito Jonas Donizette.
Cerca de 150 pessoas prestigiaram o evento, dentre eles os 30 ganhadores. Muitos deles estiveram acompanhados de familiares e amigos. No total, o concurso recebeu 380 textos de 95 participantes, todos funcionários públicos da Prefeitura Municipal de Campinas, de suas autarquias, empresas públicas ou sociedades de economia mista. Ao final, foram selecionadas 42 obras - sendo 20 poesias, 11 crônicas, 8 contos e 3 prosas, que formaram um conjunto para a edição de um livro, registrado na Fundação Biblioteca Nacional.
“Quero agradecer a todos que participaram desta ideia muito feliz da IMA”, afirmou Jonas Donizette. Ele participou da cerimônia de premiação, entregando a cada um dos vencedores o livro em versão física e um tablet para leitura (Amazon Kindle modelo 7ª geração, com tela touchscreen), no qual estava disponível a versão digital da obra, em formato PDF.
“Este livro tem um significado especial para vocês. Vamos repetir este concurso nos próximos anos e até ampliá-lo para novos funcionários”, prosseguiu o prefeito. “Eventos assim geram uma humanização no ambiente de trabalho, fazendo as pessoas serem vistas além da aparência – em sua plenitude”, completou.
Uma renomada comissão julgadora foi a responsável por avaliar o trabalho dos servidores. Cronista do Correio Popular, Antonio Contente se disse honrado por, após quase 60 anos de carreira, participar de um evento desse tipo pela primeira vez. “Concursos são janelas que se abrem à visibilidade das pessoas. Escolhi os textos com muita emoção, pois percebi o maravilhoso empenho dos concorrentes”, afirmou.
Além de Contente, o rol dos jurados foi formado pelos seguintes profissionais: Elise Helena Batista de Moura, representante da Secretaria de Educação do Município de Campinas; Alexandra Caprioli, Diretora de Turismo; Duílio Battistoni Filho, representante do Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas; Agostinho Toffoli Tavolaro, presidente da Academia Campinense de Letras; Sérgio Caponi, presidente da Academia Campinense de Letras e Artes; Cássia Janeiro, escritora e poetisa; Zeza Amaral, cronista do jornal Correio Popular; Rose Guglielminetti, repórter do jornal Metro/Campinas; e Fábio Pagani, presidente da IMA.
O concurso foi desenvolvido dentro do projeto IMA Cultural, com o objetivo de incentivar a escrita, reconhecer novos talentos e fomentar iniciativas culturais. Esse projeto surgiu após a mudança da sede da empresa para a Ponte Preta, em 2013; nas novas instalações, já existia um teatro que foi melhorado. “Junto ao teatro, nasceram várias ideias ligadas à cultura”, explicou Fábio Pagani. “Hoje temos grupos de teatro, dança, concursos de foto e de textos. Que este seja o primeiro concurso de muitos”, concluiu.
Veja a lista de ganhadores por ordem alfabética:
Adriana Batista de Souza
Conto: Sinos da Meia noite - Os Segredos da Floresta Central
Aloísio Carlos Monteiro Abreu
Crônica: Zé Preto
Alba Valéria de Assis Machado
Crônica: Insustentável Simplicidade
Aryane Bueno Gonçalves
Poesia: Bilhete
Cristiane Atauri
Poesias: 1)- Respostas – 2)- Fases
Cristina Martins Cordeiro
Poesias: 1)- Inacabada – 2)- Momento
Prosa: Brechas na Vida
Crônica: Wooly Bully
Daisy Aparecida Martins
Poesia: O Clamor de Uma Alma
Dorine Matos Moreira de Albuquerque
Crônica: Sobre a Arte de Alimentar
Iracema Rodrigues da Costa de Andrade
Poesia: Lembranças de Minha Infância
Isabel Cristina da Silva
Poesia: Cadeira de Balanço
João Aniceto da Silva
Poesia: O Tédio do Amor
Crônica: A Tabaqueira
Joice Rodrigues de Souza
Conto: Até Parece Mentira
Jorge Lindomar Servo
Poesia: Chibata
Lairce Aniceto Cardoso da Silva
Crônica: Por quem você se apaixona?
Luiz Carlos Cappellano
Conto: O Espelho
Crônica: Crônicas do Serviço Público
Mara Regina Franco de Godoy Sartorelli
Conto: O Atendimento
Marães Marcelo da Silva
Poesia: A Morte
Prosa: O Silêncio
Marcia Watanabe Hurtado
Poesia: Quarto
Conto: (Sem Título)
Marcio Luiz Soares
Poesias: 1)- Noite Vazia – 2)- O Poder das Palavras – 3)- Parte de Mim
Maria Aparecida Teixeira Regis
Prosa: (Sem Título)
Maria José Patrício Nascimento Gonçalves
Conto: Olhos Azuis
Natália Aloise
Crônica: Em tempos não tão modernos assim
Odair Leitão Alonso
Crônicas: 1)- No Bico do Corvo – 2)- Inesquecíveis Noites Frias
Paulo Eduardo Bassi Arce
Conto: A Grande Mudança
Rachel Aparecida Bueno da Silva
Crônica: (Sem Título)
Ronaldo Duarte dos Santos
Poesia: Sem Terras Nunca Mais
Rubens Bedrikow
Poesia: Alívio
Tamíres Bianchini Carnevalli
Conto: Redemptio
Tércio Sthal
Poesias: 1)- Morte Súbita – 2)- Desprevenido
Thiago José Ferreira de Paula
Poesia: Pensamentos de Vidro
Crédito da imagem: Carlos Bassan/ Prefeitura de Campinas/ Divulgação