Com sistemas da IMA, Procon reduzirá uso de papel em 90%

Uma parceria entre a IMA (Informática de Municípios Associados) e a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos, o Procon Digital ajudará Campinas a se destacar ainda mais no quesito desenvolvimento sustentável. Com um conjunto de novos sistemas tecnológicos, a expectativa é que o uso de papel para o atendimento ao consumidor e para os trâmites internos do órgão seja reduzido em 90%.

Nesta quinta-feira (12/11/2015), em evento no Cambuí, na sede administrativa do Procon Campinas, que contou com a presença do prefeito Jonas Donizette, foram anunciadas três iniciativas desenvolvidas em parceria com a IMA: novo site, fiscalização eletrônica e aplicativo mobile para o cidadão. Todas fazem parte do pacote que modernizará o trâmite e a comunicação de processos, agilizando a solução das reclamações e diminuindo o uso de papel. Desse modo, o Procon Campinas se tornará o primeiro Procon 100% digital do Brasil.

Durante a cerimônia, o prefeito assinou o decreto que regulamenta o trâmite eletrônico dos processos. “O Procon Digital faz bem para o meio ambiente, além de minimizar os obstáculos que o cidadão encontra para exercer a sua cidadania. Muitas vezes, sentimo-nos pequenos para resolver certos problemas, mas é bom saber que há órgãos públicos competentes para nos ajudar”, disse Jonas.

Também durante o evento, o secretário de Assuntos Jurídicos, Mário Orlando Galves de Carvalho, fez uma retrospectiva do Procon a partir de 2013, época na qual o órgão contava com apenas um posto de atendimento, localizado na Avenida Francisco Glicério. “Quando chegamos, encontramos 19 mil processos prescritos. Hoje, com o apoio do prefeito, o Procon é uma referência nacional em resolução de conflitos pela Secretaria Nacional do Consumidor, com uma média de 80% de casos resolvidos”, afirmou.

Para o consumidor, a principal novidade será o aplicativo Procon Cidadão, que está em fase de validação na página da Play Store e deve estar disponível até o início da próxima semana (a partir de 16/11). Por meio dele, o cidadão poderá relatar irregularidades nas relações de consumo de forma imediata, enviando fotos e vídeos que servirão como material comprobatório para os fiscais do Procon e acompanhando o andamento da denúncia.

Os próprios fiscais também terão o trabalho diretamente facilitado pelo sistema de fiscalização eletrônica. Eles passarão a realizar seu trabalho com o auxílio de um equipamento mobile (tablet); até aqui, o processo era parcialmente manual, incluindo a lavratura dos autos e o gerenciamento dos prazos. Por fim, o novo site do Procon Campinas (http://www.procon.campinas.sp.gov.br/) oferece melhorias no visual e no acesso dos usuários.

“O trabalho foi desafiador, porque é uma tecnologia relativamente nova, principalmente para a iniciativa pública”, disse Fábio Luiz, coordenador de sistemas da Gerência de Soluções da IMA. “O conjunto trará benefícios que excedem a redução de custos na manipulação dos documentos impressos. É uma solução sustentável, com impacto direto no meio ambiente, além de melhorar o ambiente de trabalho para os servidores na Administração Pública”, completou. A Gerência de Infraestrutura também colaborou na implantação do projeto.

Além de oferecer todo o suporte em tecnologia da informação para o Procon, a IMA, com a Gerência de Atendimento, também auxilia o órgão em outra área. No total, são 93 funcionários da empresa atuando no atendimento direto ao cidadão, sendo 10 via telefone e e-mail, por meio do 151, e o restante no atendimento presencial. Na sede administrativa do órgão de defesa do consumidor, trabalham 10 funcionários da IMA.

- Imagem: equipe desenvolvedora da IMA posa com o prefeito Jonas Donizette e o secretário Mário Orlando Galves de Carvalho (Crédito: Toninho Oliveira/Prefeitura Municipal de Campinas)

 

 

 

 

 

 

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