30/01/2012
Começou nesta segunda-feira, 30 de janeiro, a implantação do Imaged, solução de Gerenciamento Eletrônico de Documentos desenvolvida pela Informática de Municípios Associados S/A (IMA) em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
A implantação está sendo feita a partir de uma parceria com a Procempa que, como a IMA em Campinas, é o braço tecnológico da Prefeitura da capital gaúcha.
Um projeto piloto será desenvolvido junto ao Cadastro Imobiliário do Município e, depois, outras áreas da Administração Pública se beneficiarão com o uso da ferramenta tecnológica. "De início, serão digitalizados 1,5 milhão de documentos da secretaria Municipal da Fazenda, o que demandará de três a quatro meses de trabalho", adiantou o diretor técnico da Procempa, Zilmino Tartari (foto, à direita). Ele também acrescentou que, tão logo haja o domínio de toda a tecnologia, as demais secretarias municipais poderão valer-se da central de digitalização que está sendo montada com consultoria da IMA.
O GED, sigla utilizada para designar as tecnologias associadas à digitalização e ao gerenciamento de documentos, é uma importante ferramenta para a modernização da administração pública. Com ele, informações que antes estavam apenas em papel são digitalizadas e recuperadas instantaneamente na tela do computador. A partir daí, é possível promover a diminuição do trâmite de documentos físicos, melhorar e agilizar o armazenamento e o acesso às informações e, consequentemente, tornar o atendimento ao público mais eficaz, com redução de custos.
O Imaged foi desenvolvido originalmente para a Prefeitura de Campinas. Porto Alegre é o quinto município brasileiro a optar pela solução. Além de Campinas, ela já está operando em Angra dos Reis (RJ) e Peruíbe e Itanhaém, estes últimos localizados no Litoral Sul de São Paulo. A implantação na capital gaúcha marca um importante momento para a empresa de Tecnologia da Informação de Campinas em virtude do tamanho, da importância política, do desenvolvimento econômico e da tradição no setor que caracterizam a cidade de Porto Alegre.
Em Campinas, o GED já é utilizado por diversos órgãos da Prefeitura, como a Secretaria de Finanças (IPTU, ISSQN e Arrecadação), pela Secretaria de Assuntos Jurídicos (processos judiciais), Secretaria de Assistência Social (Bolsa Família) e na Secretaria de Cultura (patrimônio histórico), entre outros.
O prazo para a implantação de todos os equipamentos e sistemas, além do treinamento dos funcionários que trabalharão diretamente com ele é de quatro semanas. "Ao longo desse período a equipes da Procempa e IMA ficarão juntas para que a transferência de conhecimento aconteça na prática; isso dará condições para que a Procempa tenha independência no uso dos hardwares e softwares utilizados",explicou Ribamar Carvalho, analista da área de Relacionamentos da IMA (foto, à esquerda). Nesse processo, são implantados softwares que permitem a captura da imagem, a indexação, o armazenamento; a visualização e a gestão dos documentos físicos e de banco de dados.