31/10/2007
Com o objetivo de aumentar a competição para algumas vagas disponibilizadas no concurso da Informática de Municípios Associados S/A (IMA), a empresa, em conjunto com o IMES – Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul, entidade que está organizando o processo seletivo, decidiu prorrogar o prazo de inscrição até o próximo dia 9 de novembro.
"O último balanço, feito na terça-feira, mostra que já haviam feito inscrições perto de 1,8 mil pessoas, mas existe uma concentração muito grande de candidatos para alguns dos cargos, enquanto que, em outros, há apenas um ou dois candidatos disputando a vaga”, avalia Laerte Silva, gerente de Recursos Humanos da IMA, ressaltando que isto ocorre principalmente nas vagas da área técnica. “Para garantir que o processo seletivo proporcione condições para que a empresa possa contratar profissionais realmente qualificados, que atendam às nossas necessidades, resolvemos ampliar o prazo de inscrições na expectativa de que o número de candidatos nestes casos críticos aumente”, complementa Silva.
Ele ressalta que é muito arriscado realizar um concurso com apenas dois ou três candidatos disputando uma vaga, uma vez que, se nenhum deles atingir o limite de 60% de acertos na primeira fase, a empresa fica impossibilitada de preencher aquela vaga. “Quanto maior a competitividade, maior é a garantia de que a IMA estará contratando bons profissionais”, conclui.
Os salários variam de R$ 671,53, no caso do cargo de assistente administrativo I com jornada de seis horas, a R$ 4.981,90, no caso de analistas de sistema senior, justamente os cargos nos quais a quantidade de candidatos é baixa, pois é necessário um conhecimento bastante específico para atuar nesta área.
A direção da IMA avalia que outros fatores também contribuíram para reduzir o número de inscritos, como a data de realização da prova da primeira fase, que estava prevista para o dia 25 de novembro, quando ocorrerá o vestibular da Unicamp. Com a prorrogação das inscrições, a data provável de realização da primeira fase será o dia 09 de dezembro, domingo. “Recebemos diversas solicitações no sentido de alterarmos a data prevista para a realização da prova, de forma a não coincidir com o vestibular da Unicamp. A prorrogação das inscrições acabou viabilizando esta mudança”, explica Silva.
Entre os cargos em que o número de inscrições está baixo encontramos o de analista de suporte DBA pleno com apenas um candidato disputando a vaga. Na área de Telecomunicações, recém estruturada pela empresa, a relação candidato vagas também é baixa, com apenas três pessoas disputando a vaga de engenheiro pleno.
Mesmo para cargos que exigem formação técnica em nível médio, há casos de baixa procura, como nos cargos para técnico em eletrônica II, com ênfase em telecomunicações, com apenas três candidatos, e técnico de informática III, com ênfase em desenvolvimento, com cinco inscritos.
Na outra ponta, os cargos mais procurados são agente de atendimento I, com mais de 300 candidatos disputando as 12 vagas abertas e o cadastro reserva. “Esta é uma área na qual a empresa se expandiu bastante, tendo chamado mais de 90 candidatos aprovados no concurso anterior”, lembra Silva.
No total, já foram contratados 171 funcionários da lista gerada pelo concurso anterior, realizado em 2006, cujo prazo de validade expira no dia 26 de dezembro próximo. Isto faz com que, nos cargos em que há uma grande demanda, já não existam mais candidatos em lista de espera.
O processo seletivo em curso oferece 47 vagas mais a formação de um cadastro reserva para 50 cargos diferentes que exigem Ensino Médio, completo e incompleto, ou formação em nível Superior. Para maiores informações acesse a área "Concursos" deste site.